Você também é um profissional stressado?

Stress

Ontem foi divulgada uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half, que tinha o objetivo de revelar quais eram os profissionais mais stressados do mundo dentro do mercado de trabalho. A pesquisa foi feita com 1.775 diretores de Recursos Humanos de 12 países, sendo 100 do Brasil.

O resultado final apontou um número absurdo, mais pelo menos por mim, esperado, onde coloca o Brasil mais uma vez no primeiro lugar de um ranking negativo, ou seja, mais de 40% dos trabalhadores brasileiros estão stressados, contra 11% da média mundial, em segundo lugar ficou o Chile com 33%. Entre os melhores, que estão abaixo da média mundial, estão países como Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Holanda e França.

Questionados pela pesquisa sobre os fatores que afetam este stress e ansiedade em um grau tão alto entre os brasileiros, os motivos alegados foram: o excesso de carga de trabalho (52%), seguido pela falta de reconhecimento (44%) e pressões econômicas (38%).

Sabemos que outros fatores também contribuem em grande escala com este problema, como por exemplo, o fator transporte público e trânsito, que causam enormes dificuldades de deslocamento, pessoas que perdem horas para chegar ao trabalho, além de entrarem em conduções superlotadas, onde são alvos de uma série de constrangimentos.

A qualidade de vida dos profissionais brasileiros deixa muito a desejar, a falta de uma melhor distribuição das empresas pela grande São Paulo é também um dos fatores principais, pois um bom número de profissionais precisam percorrer distâncias enormes com tempo de percurso muito desgastante. Conheço pessoas, por exemplo, que residem no extremo da zonal leste e precisam se deslocar até Alphaville,, são mais de duas horas de percurso só para ir, imaginem para quem ainda estuda, sem falar que estas pessoas vão de ônibus fretado.

Olhando para este problema grave, passamos a entender melhor, o grande desafio das empresas e principalmente dos departamentos de Recursos Humanos na luta contra este problema que afeta muito a produtividade e desempenho das empresas. Quanto menor o stress dos profissionais, melhor eles trabalham, melhor eles atendem, melhor eles lideram.

Com isso, os profissionais terão tempo de estudarem com calma, de trabalharem melhor e de poderem curtir sua família com tempo e dedicação.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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