Você Sabe o que é IEC?

Muitas siglas com significados importantes dominam o mercado e “regem” os indicadores de atendimento e performance dentro das empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.

Mas ultimamente, um indicador vem chamando a atenção e vem crescendo dentro das empresas que se preocupam de fato com algo que vai além do atendimento, que é o relacionamento, estamos falando da sigla que apelidei de IEC, que significa algo que já falamos na entrevista que tivemos com a Gisele Paula do ReclameAqui em nosso Blog, ou seja, Índice de Esforço do Cliente.

Indicadores como TMA. TME, TMO e etc., são importantes, porém, o IEC é o verdadeiro termômetro da operação, pois através dele você vai conseguir planejar o melhor caminho de se relacionar com o fã da sua empresa de forma mais organizada e racional, trazendo grandes resultados, como satisfação, fidelização, redução de despesas e aumento do lucro.

Através do IEC você vai saber quantas vezes este fã precisa contatar sua empresa, seja através de qual canal for para resolver um problema, tirar dúvidas, comprar um serviço e/ou produto, fazer trocas e até para dar sugestões.

Mais do que nunca, o tempo significa não só dinheiro, mas também qualidade de vida, desta forma, quanto menos tempo for desperdiçado muito melhor para todos, soluções mais rápidas e efetivas que agradam a todos, fãs, colaboradores, fornecedores e empresas, este é o caminho. A tecnologia é um forte aliado, mas tecnologia sem inteligência é sem dúvida a pior escolha e a falha de muitas empresas.

Nunca se esqueçam de algo fundamental, quem se importa com os fãs, são as pessoas, não a tecnologia, quem traz os resultados para as empresas são os fãs e os colaboradores, a tecnologia é apenas uma ferramenta que se usada com inteligência e sabedoria, vai ajudar a criar diferenciais importantes.

Você conhecia este novo indicador? Sua empresa faz uso dele? Você concorda que o IEC faz uma grande diferença na qualidade de atendimento e pode trazer mais fãs para as empresas? Reflita bem sobre isso.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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