Você Sabe Liderar sem Revelar Todas as Informações?

sem informação

Para quem é líder, esta é uma das situações mais difíceis, se não for a mais difícil que se pode enfrentar, ou seja, ter informações que afetam a vida profissional dos colaboradores e, no entanto não poder revelá-las.

Embora muitas empresas preguem a transparência, no que diz respeito a fusões, aquisições, parcerias, reestruturações, mudança de endereço ou até mesmo de cidade, os líderes na maioria das vezes estão cientes de todos os detalhes, mas são orientados para manterem segredo.

Porém, manter segredo, não significa inventar histórias ou ficar falando em linguagem técnica o tempo todo, mas ser sincero, se concentrar no lado positivo do que está acontecendo e informar que o restante ainda não pode ser dito. Mas como fazer isso?

Mantenha todos a par dos acontecimentos. Prometa olhando sempre no olho das pessoas que no momento correto irá revelar tudo que puder. Se ainda puder, procure afastar o maior medo que as pessoas têm neste momento, ou seja, corte de pessoal. Caso contrário, garanta às pessoas que elas serão as primeiras a saber de tudo.

Responda sempre, e de forma respeitosa, a todas as perguntas que surgirem. Os colaboradores vão querer saber o que devem esperar das mudanças, logo, serão feitas várias perguntas a todo o momento.

Você como líder não deve esperar por novas notícias para informar. Faça como os líderes das equipes de resgaste em uma sequência de desastres, eles emitem boletins em intervalos regulares sobre o status das operações de resgate. Mesmo que eles não tenham nada de novo, eles transmitem um comunicado e/ou se disponibilizam para responder as perguntas da imprensa. Em momentos de tensão, dúvidas e insegurança, informação nunca é demais, mesmo que não tenha mudado nada, mas as pessoas tem esta necessidade.

Apresente sugestões positivas à empresa. Boa parte dos líderes não podem garantir que seu departamento não sofrerá mudanças, mas, na maior parte das vezes, pode ter a iniciativa de tentar salvá-lo. Mas de que forma? O líder pode promover o bom trabalho da equipe, com o intuito de demonstrar o valor daquele grupo e das pessoas que colaboram individualmente com ele. Esta atitude pode gerar alguns espaços na empresa com novas oportunidades.

Lembrem-se: Ninguém gosta de viver com a sensação de incerteza, mas a melhor maneira de lidar com isso, é admitir a existência dela. Tentar evitar a existência do problema só serve para gerar dúvidas, fofocas, incertezas e a famosa desmotivação.

Você já passou por situação assim como líder? Se sim, como você agiu? Você já passou por situação parecida, estando subordinado a um líder? Se sim, como você se sentiu? Você acha correto divulgar as coisas como falamos acima, ou acha que tudo deve ser feito de forma secreta, sem nenhuma divulgação? Afinal, você líder, sabe liderar sem revelar todas as informações?

Um grande abraço para todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *