Você é, foi ou vai ser um voluntário?

voluntário

O crescimento das desigualdades sociais, a falta de pessoas para ajudar o próximo, os novos conceitos de responsabilidade social e individual e o fato de fazer algo significante que impulsione a carreira profissional, tem feito aumentar consideravelmente o número de voluntários no Brasil.

A lei número 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que trata do trabalho voluntário, diz no seu artigo primeiro: “Considera-se serviço voluntário, para fins desta lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive, mutualidade”.

Desta forma, o número de voluntários vem crescendo consideravelmente no Brasil através dos anos, sendo que o número de voluntários em 2002 era de 42 milhões, e hoje, estima-se que esse número tenha triplicado.

As empresas também tem incentivado muito este tipo de atividade, pois além de ajudar muito as pessoas que necessitam de cuidados e não tem a quem recorrer, torna-se importante também na mudança que esta atividade causa em quem a desenvolve e pela experiência adquirida.

Imaginem as pessoas que nunca tiveram contato com a realidade dos hospitais, com as dificuldades de doenças graves, deficiências físicas e mentais, elas passam com isto a ter uma visão de mundo diferente, elas descobrem coisas diferentes, ou seja, descobrem um outro mundo, uma outra realidade, passam por um amadurecimento enorme.

As pessoas passam a se questionarem mais, a mudar seus hábitos, a entender que podem fazer mais com menos, e que ajudar ao próximo é fundamental e necessário, tornam-se pessoas melhores, mais tolerantes, mais realizadas e mais felizes, pois estão fazendo o bem para pessoas que elas nem conheciam, e que talvez não vivesse tanto tempo se não tivesse a ajuda delas.

As empresas nos seus processos seletivos enxergam de forma diferente e atrativa os profissionais que realizam trabalhos voluntários, pois as pessoas que prestam esse tipo de serviço, geralmente são pró-ativas, trabalham muito bem em equipe e são mais flexíveis, isso aumenta sensivelmente as chances de contratação do candidato, mas deve-se tomar cuidado na hora de dar explicações sobre este tipo de trabalho, pois existem os aproveitadores, que sabendo deste detalhe, quer falar que faz trabalho voluntário, dizendo por exemplo, que visitou uma creche a 1 ano atrás, isto não é considerado trabalho voluntário.

O trabalho voluntário é uma via de mão dupla, pois você como voluntário doa energia, tempo e talento, mas recebe em troca o contato humano, a convivência com pessoas diferentes, a oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil, ou seja, é uma experiência alegre, prazerosa e muito gratificante, pois o voluntariado é uma relação humana, rica e solidária, não é uma atividade fria e impessoal.

Voluntariado é pura ação, onde todos ganham, pois a ação voluntária visa ajudar pessoas em dificuldade, ajudar a resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é totalmente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana, principalmente hoje em dia, onde a tecnologia e a velocidade do dia a dia, faz as pessoas se relacionar menos de forma presencial.

Fazer trabalho voluntário é viver de verdade, é fazer o bem, é se sentir bem, é dar oportunidade de felicidade para pessoas que nunca imaginaram o que de fato é felicidade. Pensem nisso.

E então, vamos ajudar o próximo? Se convenceu que o trabalho voluntário é rico de alegria e bem estar? As pessoas que necessitam de ajuda podem contar com você?

Um grande abraço a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *