Você Conhece o seu Perfil Profissional?

Independentemente do segmento da empresa que você trabalha, ou do cargo que você exerce, é fundamental que você conheça o seu perfil profissional. Saber quais são os seus pontos fortes e fracos, o que você gosta e tem facilidade de executar, entender e saber o que você tem que melhorar; tudo isso é fundamental para o seu sucesso profissional.

Para isso, é necessário que você sempre se faça algumas perguntas, como por exemplo: Tenho o perfil correto para este tipo de negócio? Você vai trabalhar com vendas, mas não tem o perfil de vendedor. Eu tenho o perfil adequado para exercer esta atividade? Se você tem um perfil mais técnico e com pouca paciência, não deve aceitar uma vaga para atendimento a clientes. Tenho paixão por este tipo de negócio? Se você não tem perfil para delegar, não terá sucesso em cargos de liderança, por exemplo.

É muito importante que você saiba quem você é. Por mais repetitivo que isso possa ser, é necessário que você saiba quem você é quanto profissional, pois é isso, que as empresas buscam nos profissionais de hoje.

Ao saber quais são seus pontos fortes, suas fraquezas, habilidades, dificuldades e outras características, você passa a entender e saber, o que esperar dos seus resultados e qual trajetória você deve seguir dali em diante; com isso, conseguirá trabalhar melhor e ter menos problemas pessoais, como o stress, por exemplo.

Isso tudo fica mais latente com a experiência, ou seja, no início de carreira, tudo ainda é muito novo, com isso, as vezes, aceitamos desafios que não fazem parte do nosso perfil, mas só o tempo vai mostrar isso. Nada melhor do que o dia a dia para nos trazer a experiência necessária para decidirmos o que está, e o que não está dentro do nosso perfil.

Principalmente nos dias de hoje, a grande parte das empresas está à procura de profissionais seguros, que saibam se adequar rapidamente às mudanças e que tragam lucro e resultados acima do esperado. Sendo assim, um dos grandes desafios dos profissionais de hoje, é ter um perfil adequado ao modelo de empresa que trabalha e ao cargo que exerce, sem que isso, deixe de lado quem você é.

Desta forma, passe a olhar mais para dentro de você, entenda seu perfil, suas características, seus pontos fortes e sua paixão, com isso, passe a se observar dentro do ambiente empresarial e faça as perguntas que mencionamos acima e mais algumas, como por exemplo: O que eu agrego na empresa? Do que eu mais reclamo? Tenho como corrigir isso? Faça uma autoanálise diária para encontrar todas as respostas.

Lembre-se também de algo muito importante: seus valores devem se fundir com os da empresa, pois só desta forma, você será capaz de dizer: esse é meu perfil, é nesta empresa que eu vou me desenvolver e crescer. Com isso, sua chance de sucesso é muito maior.

Você, alguma vez, já analisou seu perfil profissional? Você conhece o seu perfil profissional? Você acredita que conhecendo seu perfil profissional, suas chances de sucesso profissional e pessoal são bem maiores?

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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