Você Cliente x Você Profissional de Atendimento

Trabalhar com atendimento, não é algo fácil, sendo assim, não são todos que tem o perfil para assumir tamanha responsabilidade, é um trabalho que exige muito talento, e como costumo dizer, trabalhar com atendimento é uma arte.

Infelizmente, com o passar do tempo, o aumento do desemprego e por falta de critérios de várias empresas, muitas pessoas que não conseguiam se recolocar em seus cargos habituais, passaram a procurar vagas na área de atendimento, com isso, pessoas sem o perfil adequado foram contratadas para fazer os atendimentos, seja por telefone, pessoalmente, e-mail ou chat; isso causou um número grande de reclamações contra as empresas, aliás, problemas que se refletem até os dias de hoje.

Desta forma, vamos falar hoje de um exemplo, que ilustra muito bem um dos principais fatores que demonstram problemas nos serviços de atendimento, seja ele por qual canal for.

Sempre analisei os serviços de atendimento, avaliando todos os componentes, como cliente, profissional de atendimento e empresas, e sempre notei algo que ocorre com muitas pessoas que prestam este tipo de serviço.

Uma vez escrevi um post chamado “Somos todos clientes e somos todos atendentes”, pois isso é algo real, ou seja, nós que trabalhamos no atendimento, também somos clientes, sendo assim, também seremos atendidos por alguém.

É exatamente aí, que temos um agravante e que muitos não se atentam, ou seja, enquanto clientes, as pessoas reclamam do mau atendimento, das falhas e dão sugestões de como deveria ser, muitos inclusive, abrem reclamações em órgãos para ter seu caso resolvido, mas muitas dessas pessoas, enquanto atendentes cometem com seus clientes as mesmas falhas, ou às vezes até piores, mas não se julgam como julgam as pessoas que o atenderam em seu momento cliente.

Muitos problemas que ocorrem no atendimento, podem ser corrigidos apenas com uma boa reflexão e revisão das atitudes tomadas como clientes e como profissionais de atendimento, para isso, não existe a necessidade de treinamento, basta apenas olhar para dentro de si e fazer uma auto avaliação de como você tem atendido o seu cliente, se de fato, está fazendo o melhor atendimento para ele, e se aquilo que você reclama dos outros, não é exatamente aquilo que você está fazendo de errado.

Vamos exigir o melhor para nós, e vamos também, entregar o melhor para os nossos clientes. Você costuma fazer uma auto avaliação sobre seu atendimento, sobre sua vida e os caminhos seguidos? Você acredita que com uma auto avaliação nós conseguimos melhorar o dia a dia? Crie uma rotina para fazer sua auto avaliação, melhore o que está certo e mude o que estiver errado.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *