Terceira Idade: Como sua Empresa Trata este Público?

Com o crescimento da expectativa de vida do povo brasileiro, é fato que o público da terceira idade irá crescer cada vez mais, aliás, isso já vem ocorrendo segundo pesquisas realizadas.

O fator pandemia deixou evidente o quanto este público está aberto às mudanças, às novas formas de consumo e também o quanto aumentou o seu poder de compra, sendo assim, ficaram evidentes algumas dificuldades enfrentadas.

As empresas estão cada vez mais abertas às mudanças, e com isso, buscam alternativas para oferecer aos clientes a melhor experiência, pois esta é a realidade do mercado hoje e amanhã, ou seja, quem oferecer a melhor experiência, não só irá crescer, mas também prosperar no mercado, tendo com isso vida longa.

Mas temos uma pergunta que não quer calar. A sua empresa tem buscado oferecer a melhor experiência a todos os públicos de clientes? Sabemos que existem empresas que possui apenas um ou dois tipos de público, mas boa parte tem como clientes todos os públicos, com isso, oferecer a melhor experiência, significa olhar, conhecer e avaliar todos os públicos.

Sabemos que com o passar do tempo, boa parte do público da terceira idade se adaptou bem às novas tecnologias, mas uma parte significativa ainda não, e talvez não vá conseguir, sendo assim, é fundamental analisar essas dificuldades e oferecer a este público uma grande e diferenciada experiência, onde ele não passe por dificuldades e tenha seu lado compreendido e trabalhado, nunca se esquecendo de uma parte fundamental, a segurança.

É necessário analisar a fundo este público tão importante, e entender suas necessidades e dificuldades ao tentar contato com sua empresa, seja qual for o motivo, entender as dificuldades no telefone, no chat, no aplicativo e etc., o objetivo é oferecer uma grande, diferenciada e segura experiência, e isso precisa ser feito para ontem, pois temos ouvido muitas reclamações por parte das pessoas da terceira idade.

Quando falamos de acesso presencial, ou seja, restaurantes, bares, lojas, shoppings e etc., os cuidados precisam ser ainda mais bem avaliados, pois além de um atendimento impecável, onde falamos de brilho nos olhos, sorriso no rosto, amor no coração, motivação, empatia, alegria de atender e fazer o melhor, produtos e/ou serviços de muita qualidade, é fundamental também olhar a parte da acessibilidade, pois algumas pessoas tem dificuldades de locomoção, alguns problemas relativos à visão, sendo assim, é necessário analisar os acessos, reduzindo obstáculos, escadas, criando rampas, pisos antiderrapantes, corrimão, investir também na sinalização e etc..

O conforto e bem estar, também é algo que o público da terceira idade exige e cobra muito, assim, oferecer assentos diferenciados, ambientes com excelente claridade, cardápios, documentos e manuais de fácil visão, alguns mimos, entrega domiciliar diferenciada e serviços nos domicílios, tudo isso, precisa ser muito bem avaliado pelas empresas, pois é uma grande experiência.

Você concorda que o público da terceira idade, ainda de fato, não é visto como deveria pela maioria das empresas? Sua empresa tem feito algo para oferecer experiências diferenciadas e agradáveis para este público? Na sua opinião, qual a maior dificuldade enfrentada pela terceira idade junto às empresas?

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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