Tempo de Solução! Como está sua Empresa?

Diversas empresas estão preocupadas em vender, aumentar lucros, melhorar resultados, o que não está errado, pelo contrário, é fundamental, além de ser o objetivo das empresas, porém, para isso tudo acontecer do jeito que se espera, falta não só a preocupação, mas a atitude de fazer algo fundamental, o tempo de resposta quando surge um problema.

Basta acompanharmos as redes sociais, sites de reclamações, programas de televisão e etc., para sabermos o tamanho do volume de reclamações de clientes referente à falta de solução dos seus problemas, a falta de retorno das empresas, a demora em apresentar soluções, causando com isso, um grande desgaste aos clientes.

Por mais que as empresas se preparem, para que os seus clientes não enfrentem problemas, e que seja tudo perfeito, sabemos que não existe a perfeição, mas sim, a busca para chegar o mais próximo possível dela, sendo assim, sempre surgirá um problema, e para isso, todas as áreas precisam não só estar preparadas, mas também comprometidas para resolver a situação no menor tempo possível, entregando com isso, a melhor experiência aos clientes.

Todo cliente que procura alguma empresa para adquirir um produto e/ou serviço, busca diversas coisas, mas principalmente a tranquilidade de ter adquirido algo que não lhe dará dor de cabeça, mesmo que venha no futuro, ocorrer algum problema. Clientes sabem que em algum momento um problema pode surgir ou não, mas esperam que as empresas estejam preparadas, para resolver tudo no menor tempo possível.

Se antes, este problema já apresentava números altos, e passou a ser um ponto de decisão para os clientes escolher entre a empresa x ou y, agora, com a pandemia, esse número deu um salto ainda maior, provando que as empresas ainda não estão preparadas, para solucionar problemas em curto espaço de tempo, sendo assim, será difícil conseguir os resultados esperados, aumento de faturamento e conquista de novos clientes, pois a experiência é negativa, e a repercussão também.

É fundamental que as empresas passem a tratar o tema prazo como prioridade máxima, pois somente desta forma, somada a outras melhorias, as empresas passarão a ter de fato diferenciais que façam com que os clientes vivam experiências agradáveis, mesmo quando ocorre um problema, por isso, que criar, fazer e acompanhar a jornada do cliente é necessário para que as melhorias sejam aplicadas no menor espaço de tempo possível, e com este processo, o resultado será melhor ainda, pois evitará que novos clientes reclamem do mesmo problema, ou seja, você vai se antecipar, e esta dor de cabeça não será mais sentida pelos clientes.

Desta forma, planejamento, processos claros, simples e bem definidos, treinamentos, aplicação, estudo e análise da jornada do cliente, atitudes, conscientização, participação e envolvimento de todos, senso de urgência, empatia, respeito e acima de tudo, não só querer, mas também fazer o que precisa ser feito, no menor tempo possível, são procedimentos mais que necessários, e sim urgentes para o sucesso e crescimento das empresas, colaboradores e sucesso do cliente e dos negócios.

Como está sua empresa no quesito prazo? Ela tem entregado as respostas dos clientes no menor tempo possível? Como está a reclamação dos clientes referente à demora na solução dos problemas? Quantas vezes um cliente precisa ligar e/ou comparecer à sua empresa para ter uma solução para o seu problema?

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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