Sua Empresa tem Líderes de Fato?

Não só o Brasil, mas o mundo passa por um momento delicado quando falamos em liderança. Passamos por um verdadeiro apagão de líderes, e isso corrói as empresas, escolas, famílias, comunidades, política e etc. Mas hoje vamos falar aqui de empresas, sua empresa tem líderes de fato?

Quando uma empresa não atinge os resultados esperados e perde participação no mercado, ou ainda pior, acaba saindo do mercado, esse problema ocorre por diversas razões, porém, uma das principais e mais impactante é por falta de lideranças competentes.

Infelizmente muitas empresas ainda tem uma grande parte de chefes, que trazem aquela antiga cultura de poder, conhecida por querer mandar, não ouvir as pessoas, querer ganhar o respeito dos colaboradores através do medo, do constrangimento e até da humilhação. Sem falar em valores, que na maioria das vezes estão baseados apenas na individualidade e não na equipe e no próximo.

As pessoas mudaram, os objetivos e a cultura também, com isso, o líder de hoje e do futuro, precisa estar totalmente atualizado com esta nova realidade, precisa ser um líder que entre diversas qualidades, possua bem vivo dentro de si a principal delas, que é servir as pessoas, colocar amor e dedicação no que faz, enxergar não só o profissional, mas o lado humano de cada um, suas necessidades, dificuldades, expectativas e objetivos, como também precisa casar isso com os objetivos e expectativas da empresa e suas.

O líder é uma pessoa ética, de acesso fácil, que ouve a todos, e junto com a equipe encontra as melhores alternativas, para o grupo, para as pessoas, para a empresa e para os clientes, que serão transformados futuramente em fãs.

O líder precisa passar confiança, ser de fato o exemplo e não a pessoa que tem um discurso maravilhoso, mas uma prática desastrosa, não tendo nada a ver com o discurso, o famoso jargão antigo, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Espera-se também que o líder seja uma pessoa responsável, organizada, com planejamento, que tenha projetos claros, precisos, e valores bem definidos, onde as pessoas são respeitadas, ouvidas, valorizadas, ajudadas, que tenha um grande senso de justiça e urgência. O líder de fato, lidera pela razão e pelo coração, sabendo priorizar as coisas com justiça, respeito, ética, discernimento e assertividade.

Quando você olha para a sua empresa, você consegue enxergar esse tipo de liderança? Seus líderes são de fato líderes ou são chefes com disfarce de líder? Se não abrirmos os olhos logo e fazermos as devidas correções e ajustarmos o rumo da liderança, não só as empresas irão desaparecer, mas teremos um país inteiro perdido em um caminho sem volta, onde vão imperar as práticas ruins, além da falta de qualificação, ética, conhecimento, evolução, inovação e valores. Parem e façam suas devidas análises com muito critério, pois cada vez mais, os erros serão quase irreparáveis.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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