Solucionar! O Principal Verbo da Atualidade em Atendimento

solucionar

Todo mundo se especializou em vender, em criar bons produtos e/ou serviços, em apresentar as melhores propostas para os clientes, apenas faltou uma coisa, e que hoje está mais do que claro, SOLUCIONAR.

Se você procurar em qualquer site de reclamação, no PROCON, nos Tribunais de Pequenas Causas e etc., você vai ver que a principal reclamação dos clientes contra as empresas é referente a falta de solução.

As empresas se prepararam tanto para vender, para apresentar o melhor produto e/ou serviço, e esqueceram que tudo isso pode dar problema um dia, sendo assim: Qual será a solução? Quem vai dar a solução? Como será dada a solução? Qual o tempo para solucionar?

Poucas empresas pensaram nisso, e hoje sentem na pele esta dificuldade, principalmente na questão tempo de solução. Os profissionais de atendimento e os outros profissionais que trabalham na retaguarda e em outros setores, precisam ser orientados e treinados na questão solucionar.

Esses profissionais precisam entender não somente o que fazer, como fazer e em que prazo fazer, mas também a importância do fazer e saber que este fazer tem que ser feito no menor tempo possível, pois os clientes não aguentam mais ser jogados de um lado para o outro e não encontrar ninguém que dê uma solução do começo ao fim, ou seja, primeiro explicando o que ocorreu, depois o porque ocorreu, depois o que será feito e por último, em que prazo será entregue.

Hoje se perde muitos clientes, as vezes até em velocidade maior do que se ganha, exatamente por este motivo, ou seja, tudo vai muito bem, mas na hora do problema, falta o solucionador, e com isso, tudo que foi feito lá trás, a criação do melhor produto e/ou serviço, a contratação dos melhores profissionais para desenvolver, o gasto com a divulgação do produto e etc., acaba indo tudo por água abaixo, criando um grande prejuízo financeiro para a empresa, sem contar a perda de credibilidade da marca.

Sendo assim, é fundamental, que as empresas passem a dar uma grande importância ao fato de solucionar, caso contrário, muitas ainda vão fechar, e não é devido a crise que ainda assola o país, mas sim, pela falta de competência de solucionar os problemas que os seus clientes tem, e para isso, procuram sua empresa.

Sua empresa tem problemas com a solução? Você já deixou de comprar novamente de uma empresa, por falta de solução de um problema ocorrido anteriormente? Você também tem notado este problema nas empresas?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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