Será que é só a Crise que Atrapalha a sua Empresa?

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Vejo muitos empresários reclamando da crise que assola o país e atrapalha a vida das empresas. Muitas empresas estão fechando e milhares de pessoas perdendo seus empregos.

Olhando principalmente para o setor do varejo, pergunto: Será que só a crise está atrapalhando as vendas? Será que só a crise é responsável por todos os problemas enfrentados pelas empresas?

Estive pessoalmente visitando algumas lojas e me certifiquei do quanto os vendedores, gerentes, supervisores, coordenadores e etc., estão totalmente mal preparados.

Fui a uma grande loja de departamentos, e ao perguntar para um vendedor se tinha telefone sem fio, recebi a seguinte resposta: “Se tiver, está lá na frente”. Chegando mais a frente da loja, não satisfeito com o atendimento e não vendo o produto, fiz a mesma pergunta a outra vendedora, que para a minha surpresa, respondeu o seguinte: “Se tiver tem ali naquele balcão”. Bom, ao chegar no balcão, o vendedor me disse que não tinha, estava em falta. Será que ele me deu a informação certa?

Como precisava de um telefone sem fio, fui a uma outra loja grande que fica quase em frente. Ao chegar ali, tive que procurar sozinho o produto, pois os vendedores estavam conversando entre eles, enfim, ao achar o tal aparelho fui ao caixa, para o meu espanto, a única caixa que estava trabalhando, estava conversando com uma vendedora e tive que esperar a conversa acabar, sendo chamado depois de 5 minutos de espera quando já tinham mais 4 clientes na fila.

Quando cheguei ao caixa, ainda tive que esperar a atendente pedir para uma vendedora preparar as coisas na cozinha, pois ela ia lá fazer o café e precisava estar tudo arrumado, pois o pessoal ali, tinha mania de deixar tudo sujo, isso tudo foi falado a uma distância de mais ou menos 10 metros entre as duas pessoas.

Esses foram apenas alguns exemplos que presenciei, fora outros que as pessoas me relatam. Vejam, o país está de fato em crise, e isso por si próprio já é um duro golpe na economia e traz sem dúvidas problemas para as empresas, colaboradores e clientes, mas se a empresa não estiver com sua equipe preparada para enfrentar as famosas crises, com certeza vai ficar ainda pior.

Entrar em uma loja e o vendedor dizer para você, se tiver o produto “x”. Ele precisa saber isso na ponta da língua, ainda levar o cliente até o produto e fazer uma venda de qualidade, com excelente atendimento e conhecimento, caso ele não seja do departamento, deve conduzir o cliente até o vendedor responsável do setor, mas jamais virar as costas e deixar o cliente “perdido” na loja.

No segundo caso, quase a mesma coisa, as conversas particulares ou até de trabalho, se for o caso, o que ali não era, deve ser deixada para depois que o cliente for atendido, já conversas sobre particularidades da empresa, como quem vai fazer café, se o fulano chegou atrasado ou não, e etc., deve ser discutido reservadamente e nunca na frente de clientes.

Esses são apenas alguns pequenos exemplos que encontramos no nosso dia a dia em diversos estabelecimentos, ou seja, um atendimento de péssima qualidade, onde as pessoas, além de não ter o perfil para executar tal trabalho, não sabem nem o que a empresa vende, não conhece nada sobre o que faz, se bobear, não sabe nem a história da empresa.

Você já passou por situações assim? Concorda que este mal atendimento, principalmente no varejo, tem aumentado? Por que a qualidade dos profissionais é abaixo da média?

Cuidado!!! Antes de culpar a crise pelo fracasso total da sua empresa, reveja os treinamentos, analise a qualidade dos colaboradores, dos líderes, do processo seletivo e veja se está de acordo com a missão, visão e valores da empresa. Analise também se está tudo alinhado da forma adequada para atingir os resultados esperados. Você vai ter uma enorme surpresa.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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