Respeito!!!

Segundo o site significados.com.br, “respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência”.

Respeito é um dos valores fundamentais na vida humana, pois tem uma importante interação social. O respeito impede ou pelo menos deveria, impedir que as pessoas tenham atitudes reprováveis em relação às outras.

Não devemos esquecer jamais algo fundamental, ou seja, para você ser respeitado, você precisa também saber respeitar, o que em boa parte das vezes não acontece, ou seja, muitos querem e exigem ser respeitados, mas não o fazem assim, com as outras pessoas.

Porém, vamos esclarecer algo que ainda confunde muito as pessoas, ou seja, quando falamos em respeitar, isso não significa concordar sempre com as pessoas, significa entender, compreender, sugerir, ser transparente e não discriminar, ofender e falar mal das pessoas pelas costas, ou seja, fazer fofocas que prejudiquem a todos, e no caso de empresa, deixar o clima tenso e não colaborar em nada para a melhoria de processos e resultados.

As pessoas não são iguais, pensam de forma diferente, tem gostos diferentes, trabalham de forma diferente e etc., isso não é erro, muito pelo contrário, é saudável, pois nos possibilita ter mais caminhos e subsídios para resolver problemas, propor soluções, gerar empatia e ajudar pessoas, mas para isso, o respeito é fundamental. Imagine você discutindo com um cliente porque ele não quer adquirir um produto da sua empresa. Você procurou entender os motivos do cliente? Antes de oferecer o produto, você procurou conhecer o seu produto profundamente, bem como o cliente e suas necessidades, para saber se de fato vai atender aos seus anseios, e causar experiências agradáveis e marcantes? Caso o seu produto, de fato seja necessário ao cliente, você está preparado o suficiente para dialogar e fazê-lo entender do porque este produto será de grande valia para ele?

No relacionamento empresarial, você respeita as ideias, as pessoas, a hierarquia? Se você não está de acordo com algo, você leva suas ideias às pessoas que estão tendo ideias e agindo de forma diferente da sua, com o intuito de melhorar aquilo que em sua opinião não está de acordo, ou prefere agir pelas costas, fazendo críticas, falando mal das pessoas e tentando criar um clima tenso, dividindo setores, equipes e empresa?

Neste momento de mudança profunda do mercado, das empresas, dos relacionamentos e da vida de todos, o respeito que sempre foi fundamental para a paz e busca por melhores resultados, relacionamentos e conquistas precisa estar a cada dia mais presente dentro de todos, pois sem ele, nada de bom e produtivo irá acontecer, pelo contrário, aumentará o ódio, as discussões, as rupturas, o preconceito e isso irá trazer aumento na quebra de empresas, aumento do desemprego, queda de renda e etc..

O mundo já vem praticando há algum tempo o conceito de experiência do cliente, no Brasil, isso já vem sendo tratado de uma forma mais intensa a mais ou menos um ano e meio. Agora pergunto: qual cliente terá boas experiências, irá recomendar sua empresa, adquirir seus produtos e/ou serviços, se tornar fã, se o princípio básico da humanidade não está sendo oferecido a ele, ou seja, o respeito?

Como o ambiente de uma empresa será saudável e produtivo, se o respeito não existe, ou seja, preferem falar pelas costas, não discutem e propõem ideias, alternativas e mudanças?

Sua empresa respeita os clientes? Os profissionais da sua empresa se respeitam entre si? As pessoas procuram conversar quando algo as incomodam e propõem melhorias? Você profissional, como está sendo sua atitude no dia a dia? Você procura as pessoas certas para conversar e expor suas ideias, suas dores e suas alternativas, expressando respeito pelo profissional e pessoa, ou prefere fazer isso pelas costas? Quando você tem um problema com alguém, você procura a pessoa e conversa de forma respeitosa para ajustar algo que ficou mal entendido?

Conforme ilustrado até aqui, entendemos que o respeito nos leva não somente aos melhores resultados, as grandes conquistas, a ter melhores relacionamentos, mas principalmente a ter uma vida melhor, mais leve, sem ressentimentos e com uma saúde física e mental melhores, pensem bem neste tema.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *