Quando o Líder Perde o Comando?

Muitas pessoas tem me perguntado sobre a perda de comando do líder, ou seja, em que momento o líder perde sua liderança.

É bom deixar claro uma coisa, quando existe uma liderança nata, não existe perda da liderança. Esta perda só ocorre quando este líder não está preparado para tal missão e passa a ser um chefe, pois neste momento a liderança é deixada de lado e vem à campo a arrogância, a perda de respeito com a equipe, começa a se achar acima do bem e do mal, que só ele(a) tem razão, passa a não ouvir mais seus liderados e pares, a não cumprir o que fala, grita com as pessoas e etc..

O líder joga com a sua equipe, constrói um relacionamento baseado em valores, transparência, ética, confiança, olho no olho, parceria, não expõe seus liderados, os escutam e os valorizam, desta forma, o líder que age e pensa assim e busca se atualizar diariamente, não perderá jamais o comando da situação e do grupo.

O grande problema, conforme já falamos em outros posts, é que passamos por um momento muito delicado quando falamos em líderes. Tivemos algumas perdas no decorrer do tempo de grandes líderes, porém, a reposição não tem sido feita com a mesma qualidade, pois muitos acham que o líder de hoje é o chefe de ontem, com isso, passam a agir da mesma forma de como se agia em um passado não muito distante, com isso, temos hoje um verdadeiro apagão de líderes, mas o fato é exatamente o contrário, ou seja, o líder que o mundo, o país e as empresas precisam é exatamente o oposto do chefe de ontem.

Desta forma, se você é um líder de fato, continue não só seguindo seu caminho, mas vá além, se atualize, estude, converse, tenha valores bem definidos, seja ético, participativo, se arrisque, busque novas alternativas, seja um servidor de pessoas e colabore sempre para a melhora dos seus liderados, pois você é simplesmente um formador de líderes, um formador de campeões, enfim, de pessoas e profissionais que com certeza mudarão o rumo para muito melhor, do país, das empresas e de suas vidas.

Mas se você ainda é um chefe, preste atenção, olhe ao seu redor, estude mais sobre liderança, procure entender de fato o que significa ser um líder, olhe para dentro de você e corra atrás desta mudança, caso contrário seu caminho será curto e frustrante. Olhe para dentro de si, para o seu íntimo e faça uma análise fria e criteriosa, só assim conseguirá dar passos importantes em sua vida.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *