Qual a sua Experiência como Cliente?
Antes de trabalharmos no mundo do atendimento, não devemos esquecer que somos também clientes, com isso, fazemos as mesmas reclamações e muitas vezes passamos os mesmos aborrecimentos que os clientes passam com nossas empresas, este é sem dúvida um fator muito importante de estudo que podemos trazer para dentro de casa e melhorarmos nosso atendimento, simplesmente baseado em nossas experiências como cliente.
Quais foram suas experiências como clientes? Sejam elas positivas ou negativas, como foram solucionadas? Que medidas você tomou? Qual foi sua reação, diante da solução ou não do problema, pela empresa reclamada? Quantas vezes você teve experiências ruins e nem sequer reclamou? Quando você reclamou e/ou deu sugestões, houve pelo menos algum retorno? Você costuma elogiar os profissionais e as empresas quando sua experiência é marcante? Enfim, são diversas perguntas que podemos fazer a nós como clientes, e se você conseguir responder as que mencionamos acima, já será sem dúvida um grande aprendizado para colocarmos em prática e discutirmos no dia a dia das empresas.
O mercado atual exige de todos os profissionais uma melhora e um aprendizado contínuo, pois as pessoas estão cada vez mais em busca de experiências e novidades que as encantem e as façam tornar fã de uma determinada marca. Desta forma, ouvir seu cliente, estudar suas necessidades, descobrir suas expectativas, somado a sua experiência como cliente, significa ter em mãos um material fundamental e rico para fazer da sua empresa o local que o cliente procura para viver grandes experiências, trazendo com isso, o sucesso esperado por todos, para a empresa, para o profissional e claro, para o ex cliente que agora será um fã.
Nunca esqueça, experiência é algo que traz subsídios para que você faça algo melhor hoje do que fez ontem, e como também, algo que você vai fazer amanhã, que com certeza será feito melhor depois de amanhã.
Nunca despreze as suas experiências e nem a dos clientes, não deixe de aprender, de estudar e de colocar em prática as novidades, pois isso será um diferencial dentro da sua empresa onde será possível escolher entre o profissional normal e o diferenciado, aquele que toca o coração do cliente fazendo com que ele se transforme em fã.
Agora é com você, coloque o que falamos aqui em prática, corra atrás do sucesso do cliente, pois com certeza o seu sucesso e o sucesso da sua empresa será uma simples continuidade.
Um Grande Abraço a Todos!
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