Problemas? Preocupe-se com a Solução

Todos nós sabemos, que qualquer empresa sempre terá pelo menos um problema pela frente, mesmo que sejam mínimos, mas com certeza ninguém vai escapar, afinal, não existem empresas perfeitas.

O que mais chama a atenção das pessoas, principalmente daquelas que estão dentro das empresas, é o fato de sempre se procurar um culpado primeiro, ou seja, descobrir quem errou para depois sim procurar a solução, enquanto isso, o cliente tem que aguardar.

Entendo que todos os profissionais contratados por uma empresa, estão lá para executar o melhor trabalho possível, sendo assim, ninguém vai errar de propósito, com a ideia de atrapalhar a vida do cliente e manchar o nome da empresa e sem dúvida o seu também.

Vivemos em um mundo onde as coisas acontecem cada vez mais rápidas, e as pessoas estão cada vez mais com menos tempo para perder, desta forma, o correto e primordial é concentrar esforços nas soluções dos problemas, depois sim, procurar quem cometeu a falha, entender os motivos e fazer uma reciclagem sobre o processo como um todo, mas isso deve acontecer de forma, calma, respeitosa e discreta, sem criar polêmicas, desconforto e exposição da pessoa ou pessoas ao ridículo, fato este, que pode ainda render um processo contra a empresa.

Os clientes esperam não encontrar problemas com as empresas, mas entendem que as mesmas podem errar, alguns clientes até já esperam por um determinado erro em algum momento do relacionamento, porém, o que eles não suportam e não aguentam mais é a demora na solução, e isso precisa ser o principal foco dentro de todas as empresas, ou seja, a solução imediata ou dentro do menor tempo possível dos problemas. Se isso não ocorrer, tenha certeza de uma coisa, o cliente jamais voltará a comprar da sua empresa, e pior, vai fazer uma propaganda negativa enorme. Nunca esqueça, a melhor propaganda, é aquela que o cliente faz da sua empresa, tem mais credibilidade e o melhor, a custo zero.

Sua empresa tem muitos problemas? Qual o principal foco da sua empresa, procurar os culpados ou buscar soluções para os problemas dos clientes? Você como cliente já passou por alguma experiência deste tipo? Se sim, qual foi a sua reação e o seu sentimento? Você voltou a comprar desta empresa?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *