Por que os Clientes NÃO Reclamam Direto para a sua Empresa?

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Tenho ouvido ultimamente, muitas reclamações de executivos e empresários, dizendo que os clientes vão direto aos órgãos, as redes sociais e/ou sites de reclamação para reclamar de suas empresas e não os procuram. Por que será?

Se acompanharmos o histórico de clientes, de suas reclamações, do nosso Blog e outros diversos canais de reclamação, vamos chegar facilmente a esta resposta, apesar de acreditar que todos sabem qual é a resposta, o problema é admitir e fazer algo de concreto e positivo para mudar.

A verdade é que os clientes cansaram de procurar as empresas para solucionar os seus problemas, dúvidas e insatisfações e não receberem o devido retorno, e pior, não serem tratados com respeito, educação, ética, responsabilidade, comprometimento e vontade.

Estamos chegando a um momento complicado no que diz respeito a atendimento a clientes, muitas empresas estão se escondendo atrás da tecnologia e querendo que ela faça pelos clientes aquilo que ela, empresa, não teve competência ou capacidade de passar aos seus colaboradores para que eles façam.

Talvez em um futuro ainda distante, a tecnologia possa substituir as pessoas e fazer o serviço de atendimento, fato este que não acredito, mas enquanto este momento não chega, e acredito que não chegará, as empresas precisam mudar seu jeito de pensar o atendimento e voltar a valorizar a relação humana entre clientes, profissionais de atendimento e empresa, o diálogo precisa voltar a tona, mas para isso, os profissionais precisam estar de fato muito bem preparados e criar diferenciais de atendimento que façam os clientes ser fiel às empresas, e quando tiver algum tipo de problema, não precise reclamar em outro lugar, aliás, o ideal é resolver o problema antes mesmo do cliente pensar em reclamar ou saber que tem um.

Desta forma, é preciso que as empresas repensem suas estruturas, processos seletivos, formas, políticas e treinamentos sobre a questão atendimento. O diálogo, a transparência, a verdade, a cordialidade, o respeito, a atenção, a ética, a educação, a responsabilidade, a criatividade, a empatia e o comprometimento, precisa de uma vez por todas estar enraizado em todos dentro da empresa. O cliente deve ser o foco principal para todos, afinal, o sucesso ou não da empresa, bem como dos seus colaboradores e proprietários depende dele, o cliente.

Os clientes da sua empresa reclamam muito? O percentual de clientes que reclamam por outros canais que não sejam direto o da sua empresa, aumentaram? Como são tratadas as reclamações na sua empresa? Você como cliente, já desistiu de reclamar direto para a empresa e procurou outros canais?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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