Por que as Centrais de Atendimento Falham?

Sempre ouvimos reclamações sobre os serviços de atendimento, porém, com o passar dos anos, mesmo havendo melhorias nas leis e na forma das empresas trabalharem, os erros não só parecem que permanecem, mas a impressão é que eles aumentaram.

Embora poucas pessoas valorizem, mas é importante saber que as Centrais de Atendimento ao Cliente, mesmo com diversos avanços da tecnologia, continua sendo o principal canal de relacionamento empresas x clientes ou fãs, sendo assim, é de fundamental importância que todos olhem para este departamento tão primordial, mas desprezado pela grande maioria das empresas, com mais ênfase.

Para uma Central de Atendimento ao cliente fluir bem e surpreender os cliente de uma forma positiva, são necessários alguns requisitos que são primordiais para este esperado e necessário sucesso.

Todas as áreas precisam entender e reconhecer a importância da central de atendimento, e com isso praticar no dia a dia o senso de urgência, pois diversos problemas que ocorrem nas centrais são devidos a falta de cumprimento dos SLA’s informados ao clientes, os serviços de atendimento ao cliente funciona de fato como uma grande engrenagem, onde todos os setores alimentam este departamento para que as soluções, dúvidas e respostas ocorram dentro do menor tempo possível, quando isso não ocorre, surgem as reclamações contra as centrais de atendimento, afinal, a linha de frente são elas.

Outro ponto importante e fundamental são os processos e sistemas que precisam ser escritos e desenhados dentro de um padrão que ofereça aos clientes toda a clareza, transparência, funcionalidade e soluções de forma rápida e sem dor de cabeça e aborrecimentos.

Não menos importante estão o processo seletivo e os treinamentos, um processo seletivo bem feito, com critérios, perfis bem definidos e transparência são essenciais para o sucesso da equipe e da empresa. Os treinamentos também precisam ser bem programados, com conteúdos que de fato expressem as necessidades e o que é necessário para o atendimento fluir de forma rápida, com qualidade, respostas e soluções. Esses treinamentos podem e devem ser efetuados em diversos formatos, como palestras, workshops, temas do dia a dia, principais dúvidas, feedbacks, através das reclamações de clientes e etc..

Programas de incentivo para promover a motivação e participação dos colaboradores, pesquisas de clima, feedbacks, líderes bem preparados, pesquisas de satisfação com clientes, também são ações fundamentais para melhorar não só a imagem das centrais de atendimento e empresas, mas também fazer com que a empresa e a marca sejam de fato reconhecidas como ideais aos seus clientes, que depois disso, sem dúvida já se tornaram fãs.

Respondendo a pergunta tema de forma resumida, as Centrais de Atendimento falham por falta de apoio, prioridade, reconhecimento, planejamento, comprometimento, responsabilidade e senso de urgência

Lembrem-se, Centrais de Atendimento ao Cliente são fontes de grandes receitas e não de despesas, quem trabalha neste departamento e quem é cliente, sabe muito bem disso.

Um Grade Abraço a Todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *