Palavras Atraem Clientes, não Mantém! O que Fazer?

Os discursos sobre clientes são antigos, porém, com o passar do tempo, esses discursos se transformaram em lema dentro das empresas, mas cuidado, palavras bonitas atraem clientes em um primeiro momento, mas não os mantem por muito tempo e nem os transformam em fãs. Se as palavras não representarem ação, atitude e acima de tudo experiências agradáveis, o caminho da sua empresa não será longo, e o final é apenas uma questão de tempo.

Como temos falado aqui em vários momentos, o mundo mudou, as pessoas mudaram, o mercado mudou, sendo assim, os clientes também mudaram e hoje são muito mais exigentes do que eram em um passado não muito distante.

As empresas precisam transformar os discursos, as palavras e as promessas em ações, atitudes, experiências e em verdades, prometer coisas que não poderá cumprir no período informado, apenas vai afastar aqueles clientes que acreditaram que iam viver uma nova, grande e realizadora experiência com uma empresa diferenciada.

Não é de hoje que ouço profissionais dizendo que suas empresas são fanáticas por clientes, que tem obsessão por clientes e etc., cuidado, não é desta forma que você vai atrair clientes para a sua empresa e muito menos conquistar fãs.

Para uma empresa subir de patamar e ter não mais clientes, mas sim fãs, é necessário amor no que faz, é necessário amor pelas pessoas, os profissionais precisam amar entregar novas experiências aos fãs no seu dia a dia. Quando as coisas são feitas com amor, elas têm de fato qualidade, assertividade, criatividade e proporcionam aos colaboradores das empresas, independente da função que exercem, prazer, alegria, motivação e grandes resultados. Já os que eram chamados de clientes, se transformam em fãs, sendo não só fiel a empresa, aos seus produtos e /ou serviços, mas passam a se sentir parte da empresa, pois a defende, e querem também participar dando sugestões de melhoria, enfim, se transforma em tão fã que acabam sendo um consultor gratuito da sua empresa.

Sendo assim, o que vai de fato virar o jogo e transformar sua empresa e o mundo, não é ser fanático, ter obsessão e etc., mas sim colocar o amor à frente das coisas, ter empatia, amar gente, amar o que faz, amar entregar experiências positivas aos fãs. O amor transforma, já o fanatismo e a obsessão são doenças e só traz coisas negativas, basta olhar ao redor e ver o que fanatismo e a obsessão tem entregue ao mundo, e não me venham dizer coisas do tipo: é um fanático bom, é uma obsessão boa, como dizem da inveja: ah, é uma inveja boa, não existe inveja boa, inveja é inveja.

Vamos em frente, transforme sua empresa, sua vida e a vida dos clientes os transformando em fãs, todos vão ganhar muito. Mas não esqueça, o primeiro fã da sua empresa são os colaboradores se eles não se sentirem assim, nada acontecerá. Não para manter clientes, mas para ter uma legião de fãs, este é o ponto principal, amor no que faz e no que entrega.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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