Palavras Atraem Clientes, não Mantém! O que Fazer?
Os discursos sobre clientes são antigos, porém, com o passar do tempo, esses discursos se transformaram em lema dentro das empresas, mas cuidado, palavras bonitas atraem clientes em um primeiro momento, mas não os mantem por muito tempo e nem os transformam em fãs. Se as palavras não representarem ação, atitude e acima de tudo experiências agradáveis, o caminho da sua empresa não será longo, e o final é apenas uma questão de tempo.
Como temos falado aqui em vários momentos, o mundo mudou, as pessoas mudaram, o mercado mudou, sendo assim, os clientes também mudaram e hoje são muito mais exigentes do que eram em um passado não muito distante.
As empresas precisam transformar os discursos, as palavras e as promessas em ações, atitudes, experiências e em verdades, prometer coisas que não poderá cumprir no período informado, apenas vai afastar aqueles clientes que acreditaram que iam viver uma nova, grande e realizadora experiência com uma empresa diferenciada.
Não é de hoje que ouço profissionais dizendo que suas empresas são fanáticas por clientes, que tem obsessão por clientes e etc., cuidado, não é desta forma que você vai atrair clientes para a sua empresa e muito menos conquistar fãs.
Para uma empresa subir de patamar e ter não mais clientes, mas sim fãs, é necessário amor no que faz, é necessário amor pelas pessoas, os profissionais precisam amar entregar novas experiências aos fãs no seu dia a dia. Quando as coisas são feitas com amor, elas têm de fato qualidade, assertividade, criatividade e proporcionam aos colaboradores das empresas, independente da função que exercem, prazer, alegria, motivação e grandes resultados. Já os que eram chamados de clientes, se transformam em fãs, sendo não só fiel a empresa, aos seus produtos e /ou serviços, mas passam a se sentir parte da empresa, pois a defende, e querem também participar dando sugestões de melhoria, enfim, se transforma em tão fã que acabam sendo um consultor gratuito da sua empresa.
Sendo assim, o que vai de fato virar o jogo e transformar sua empresa e o mundo, não é ser fanático, ter obsessão e etc., mas sim colocar o amor à frente das coisas, ter empatia, amar gente, amar o que faz, amar entregar experiências positivas aos fãs. O amor transforma, já o fanatismo e a obsessão são doenças e só traz coisas negativas, basta olhar ao redor e ver o que fanatismo e a obsessão tem entregue ao mundo, e não me venham dizer coisas do tipo: é um fanático bom, é uma obsessão boa, como dizem da inveja: ah, é uma inveja boa, não existe inveja boa, inveja é inveja.
Vamos em frente, transforme sua empresa, sua vida e a vida dos clientes os transformando em fãs, todos vão ganhar muito. Mas não esqueça, o primeiro fã da sua empresa são os colaboradores se eles não se sentirem assim, nada acontecerá. Não para manter clientes, mas para ter uma legião de fãs, este é o ponto principal, amor no que faz e no que entrega.
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários