O que Pode Prejudicar uma Negociação?

Negociar

Sempre foi assim, mas no mundo moderno de hoje, a negociação é um ponto fundamental na vida das pessoas, seja na sua vida profissional ou pessoal, a verdade é que sempre estamos negociando e muitas vezes não percebemos isso.

As pessoas se preparam muito para aprender a negociar, mas as vezes esquecem de procurar conhecer os fatores que podem prejudicar uma negociação, e que as vezes você nem percebe que por aquele motivo “x”, você colocou tudo a perder.

Vamos falar de alguns fatores principais que podem levar você a perder uma negociação. O primeiro é a incoerência, este é o caso de pessoas que falam uma coisa, mas fazem algo totalmente contrário ao que “pregam”, isso acaba destruindo a credibilidade.

O segundo fator principal para acabar com uma negociação é o famoso prometer e não cumprir. Infelizmente vivemos em um país onde esta prática é muito usada e conhecida, isso acaba criando um clima de desconfiança, dificultando uma boa negociação.

O terceiro fator é o despreparo. Inexperiência e nervosismo é percebido e perdoado na maioria das vezes, mas pessoas despreparadas, que tentam negociar algo que não conhecem, passando a clara impressão de enrolação, não é perdoada pelas pessoas. Por isso, se prepare, se acha que já está preparado, atenção, se prepare ainda mais.

O quarto fator é a arrogância. Você pode ser o melhor profissional, o mais preparado, mas se passar a imagem de arrogante, de grosseria, da soberba, com certeza não fará sucesso na negociação e perderá espaço e oportunidade.

O quinto e último fator de fundamental importância para fracassar uma negociação é a falta de empatia. Para você fazer uma boa negociação, daquelas que seja bom para os dois lados, é fundamental se colocar no lugar da outra pessoa e entender o lado dela também, afinal, uma negocição onde só um ganha, não podemos chamar de negociação, além disso, ninguém quer perder nada.

Você já perdeu alguma negociação por causa de alguns destes fatores? Você se prepara para negociar?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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