O que o cliente quer?

Bem estar

Esta é uma pergunta que todas as empresas deveriam se fazer diariamente, pois o que o cliente realmente quer são sete coisas, mas esse número pode e precisa aumentar, pois o cliente quer o básico, mas para você fazer com que ele se torne um fã da sua empresa, você precisa superar estas sete necessidades dele.

Isso parece fácil, mas não é tanto quanto parece, se o fosse, não existiriam inúmeras empresas de grande porte, com boa estrutura e capital para financiar seus projetos, com baixa lucratividade e com clientes insatisfeitos.

Para você fazer com que o cliente se torne um verdadeiro fã da sua empresa você precisa suprir as necessidades básicas dele. O que o cliente quer afinal?

A primeira coisa que todo cliente quer, é ser bem atendido, com respeito e educação, demonstrar entusiasmo, comprometimento, vontade, serenidade, senso de urgência, ser proativo e responsável. Tanto em um atendimento pessoal ou por telefone, o cliente quer tudo isso, regado ainda a um bom clima.

A segunda coisa que todo cliente quer, é a rapidez no atendimento, hoje em dia a demora tem sido uma das marcas ruins dos atendimentos, empresas mal dimensionadas dão o tom a este problema grave e que tanto incomoda os clientes. No mundo moderno que vivemos hoje, onde as pessoas tem pouco tempo para praticamente tudo, a agilidade no atendimento é algo básico para todo cliente, ninguém quer e nem suporta perder tempo nas filas dos Call Centers, das lojas, bancos, restaurantes e etc.

A terceira coisa que os clientes querem, é sentir que ele é importante, clientes não querem ser mais um, dentro do grupo de clientes de uma empresa, seja ela de qual segmento e porte for, ele quer ser único, ele quer ser visto e tratado por nome e não somente por Senhor ou Senhora, isso se chama personalizar o cliente, é isso que eles desejam, SER O CLIENTE.

Já a quarta coisa que os clientes querem, é sentir-se acolhido, ou seja, um cliente quando telefona para alguma empresa ou chega a outra empresa, ele quer ser acolhido, se sentir praticamente um membro da empresa, como se sentisse em casa,  ter a liberdade de opinar, sugerir e até reclamar, enfim, sentir confiança na empresa.

A quinta coisa que os clientes querem, é ter suas necessidades atendidas, nada pior para um cliente do que ter uma necessidade de solução, necessidade de produto e não ser atendido, ficarem enrolando, passarem o cliente de pessoa para pessoas de departamento para departamento e nada de solução, nada de envolvimento, isso tira o sono dos clientes hoje.

A sexta coisa que todos os clientes querem, é o preço justo pelo serviço e/ou produto a ser adquirido. O mercado costuma reclamar que cliente quer preço baixo. Não é que os clientes querem um preço baixo, clientes do mundo inteiro querem um preço justo, que é totalmente diferente de preço baixo. Hoje em dia, os clientes sofrem com os preços abusivos, onde produtos e/ou serviços simples, apresentam preços absurdos, isso passa uma impressão de que as empresas se aproveitam das necessidades, dos sonhos e dos impulsos dos clientes para ganharem bem mais do que o preço justo a ser cobrado para que todos saiam ganhando. O grande exemplo disso, é que agora com a Copa do Mundo em nosso país, o Brasil, através das suas principais capitais, é tido pelos turistas do mundo inteiro que querem vir assistir a Copa por aqui, como um país MUITO CARO. Pensem bem, pessoas que tem moedas bem mais fortes que a nossa estão dizendo isso, imaginem nós brasileiros.

A sétima e última coisa básica que os clientes querem, são as vantagens para adquirir um produto e/ou serviço. Estamos vivendo atualmente em um mercado muito competitivo e concorrido, por isso, os clientes são bombardeados a todo o momento com novas propostas, novas marcas, novos serviços e/ou produtos que visam substituir o que eles já possuem. Mas muitas empresas e profissionais esquecem que para fazer alguém trocar uma coisa por outra, é necessário ter vantagens para isso ocorrer. O que sua empresa tem que o concorrente não tem? Onde sua empresa é melhor? Qual o diferencial da sua empresa? Se isso não estiver muito bem claro para o cliente, ele não vai trocar, ele vai é se sentir muito nervoso com todo esse assédio que tira sua paz de espírito e não traz nada de positivo e nada de ganho real.

Vocês já pararam alguma vez para discutir sobre isso? Sua empresa conhece estes sete desejos dos clientes? Você conhece estes sete desejos dos clientes? Vocês como clientes, também tem estes sete desejos?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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