O que a Eliminação da Itália Ensina para as Empresas e Profissionais?

Depois de 60 anos, a Itália fica fora de uma Copa do Mundo. Mas o que isso traz de ensinamentos para nós profissionais e para as empresas?

Sempre costumo dizer, que nada na vida acontece simplesmente por acaso, existe uma série de fatores envolvidos, que juntos fazem as coisas acontecerem, seja para o lado bom ou não.

Resumidamente, a eliminação da Itália da Copa do Mundo da Rússia em 2018 demonstra como falamos acima, uma série de fatores, que juntos, ocasionaram este “acidente”. Alguns fatores: Problemas de corrupção, campeonato com índice técnico muito baixo, falta de grandes jogadores no campeonato, nenhuma grande revelação vinda das categorias de base e falta de inovação.

Trazendo para a nossa realidade empresarial, os exemplos citados acima, nos remete a uma séria reflexão. A Itália sempre foi uma das maiores seleções do mundo, tem uma história de sucesso ao longo de uma vida, mas somente isso não foi suficiente para carimbar o passaporte para a Copa, desta forma, não adianta uma empresa ser rica, ter um grande nome no mercado, é preciso mais, muito mais, caso contrário, o dia dela ficar fora do mercado também vai chegar.

É preciso ter nas empresas equipes fortes, com alto conhecimento, que saibam se relacionar interna e externamente, que tenham motivação, sejam abertas ao diálogo, criativas e comprometidas. Outro exemplo que fica para as empresas, a necessidade de se criar talentos dentro de casa, ou seja, dar oportunidades aos colaboradores para aprenderem, crescerem e se desenvolverem, mas aqui fica outra grande dica, você colaborador precisa não só querer, é preciso também fazer por onde, buscar o conhecimento, o desenvolvimento e o seu crescimento.

Faltou para a Itália ainda a inovação, ou seja, inovar no esquema, na forma de jogar. As empresas também precisam inovar, trazer novos produtos e/ou serviços que venham de encontro com a necessidade do fã, necessidade esta, que as vezes nem eles sabiam que tinham. Os profissionais também precisam rever sua forma de trabalhar e de contribuir com a empresa, com o mercado, com o fã e com si próprio.

Ninguém vai acreditar em você, se você mesmo não acredita no seu potencial, vá atrás, não fique parado, se desenvolva, crie as oportunidades, faça grandes relacionamentos, seja de fato a pessoa e o profissional que todos querem em seu time, seja aquele que faz a diferença, caminhos, atitudes e procedimentos que faltaram à Itália.

Leve a sua empresa à Copa do Mundo do mercado, sendo a empresa que sempre estará nos primeiros lugares da escolha do fã, seja o profissional que você espera ser, que o mercado precisa e que o fã clama. Aprenda sempre com os erros, seja de qual segmento for, pois em tudo na vida existe um grande aprendizado, se você profissional e empresário não enxerga isso, cuidado, você pode ser a Itália do futuro.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito .
Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais.
Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados.
Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001.
Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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