O Profissional de Atendimento

Embora sempre tenha sido uma função fundamental para todas as empresas, as mesmas não enxergavam isso, e até bem pouco tempo atrás, os profissionais de atendimento não eram valorizados, pior, a maior parte dos profissionais de atendimento não se valorizavam, pois achavam ser uma função, robótica, rotineira e que não levava ninguém ao crescimento.

Mas nada melhor que o tempo para nos mostrar o quanto estamos certos ou errados, e no caso dos profissionais de atendimento, o tempo nos mostrou que a esmagadora maioria estava errada, pois não existe empresa vencedora sem profissionais de atendimento diferenciados, qualificados e valorizados, pois o atendimento sempre foi, mas hoje, predomina como principal função dentro das empresas.

Para ser um profissional de atendimento, existe a necessidade de ter um perfil pessoal e profissional adequados a esta função, não pode ser qualquer um, não basta querer, é preciso amar viver esta profissão.

Falando do perfil pessoal, é fundamental ter uma excelente comunicação, ser educado, gentil, simpático, ter empatia, ou seja, por mais que você tenha pensamentos, atitudes e gostos diferentes dos clientes, é necessário que você se coloque no lugar dele, pense e sinta como ele, pois desta forma, você conseguirá não só responder de forma rápida e correta as suas dúvidas, mas também endereçar e solucionar os problemas no menor tempo possível. Ter equilíbrio emocional, também é algo primordial dentro do perfil pessoal, e acima de tudo, o ponto principal, GOSTAR DE GENTE.

Já quando falamos do perfil profissional, é fundamental entender dos produtos e/ou serviços que sua empresa comercializa, saber como funciona, seus diferenciais, saber apresentar ao cliente de forma correta, conhecer os processos. Neste perfil, entra a empresa, através da área de treinamento, pois é de sua responsabilidade capacitar o profissional de atendimento para que seu desempenho seja surpreendente e altamente positivo.

Hoje, os clientes não se contentam mais com um belo produto e/ou serviços e um ótimo atendimento, hoje os clientes tem uma expectativa bem maior, eles querem viver experiências não só positivas, mas diferenciadas e memoráveis, ou seja, algo que faça diferença na sua relação com a empresa, sendo assim, quem não valorizar seus profissionais de atendimento, não tiver os melhores dentro da sua empresa e não proporcionar um ambiente acolhedor e conhecimento, estará fadada ao fracasso em um curto espaço de tempo, pois esta função, passou a ser fundamental para todas as empresas que queiram não só crescer e se desenvolver no mercado, mas também prosperar.

Importante: este perfil de profissional de atendimento precisa estar no “DNA” de todos os colaboradores da empresa, não só da pessoa que atende diretamente o cliente, mas de todos, pois, todos precisam estar cientes do que é de fato criar experiências positivas aos clientes, e com isso, fazer a diferença na vida deles e consecutivamente na da sua empresa e na sua vida profissional.

Sua empresa valoriza a função do profissional de atendimento? Você profissional de atendimento, valoriza a sua função? Você profissional de atendimento, faz o melhor todos os dias? Você profissional de atendimento, ama o que faz? Você profissional de atendimento, gosta de gente e de resolver problemas? Se a sua resposta para alguma destas perguntas for não, atenção, você precisa mudar de função, ou de emprego.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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