O Problema não é a Motivação, mas sim a Desmotivação?

As empresas, na sua grande maioria, gastam “rios” de dinheiro com palestras, treinamentos, workshops e etc., com o intuito de motivar os seus colaboradores, porém, boa parte atinge este objetivo de forma momentânea, mas depois de um curto período de tempo, a chamada desmotivação volta a imperar.

Um dos grandes problemas para este fato ocorrer é a falta de pesquisas, conhecimento, análises e entendimento do motivo da desmotivação, infelizmente na opinião de muitas empresas, basta fazer um evento, chamar alguém com grande referência no mercado para falar sobre motivação e pronto, todos passam a estar motivados. Grande e perigoso engano.

Quando você organiza um evento, independente do tema que será abordado, é fundamental para o sucesso do mesmo, fazer uma análise minuciosa para saber se o conteúdo tem de fato a ver com a prática do dia a dia da empresa, caso contrário, o evento se transformará em perda de tempo, dinheiro e será alvo de chacota.

Se você não entender, não ouvir dos colaboradores quais são os problemas existentes dentro da empresa e o que de fato os desmotiva, jamais um evento sobre motivação, mesmo feito pelo maior especialista do mundo, dará certo e atingirá os objetivos esperados.

Portanto, nunca esqueçam, quando você for organizar qualquer evento, seja treinamento, palestra, workshop e etc., saiba primeiro quais são os problemas e ofensores existentes, pois se não souber as causas, não encontrará soluções. O sucesso começa de traz para frente e não ao contrário. Outra coisa fundamental, se sua empresa não está disposta a corrigir os eventuais ofensores e criar de fato um ambiente motivador, é melhor não criar falsas expectativas através de nenhuma ação, principalmente atrelado a eventos de motivação, pois pior que não fazer nada, é tentar mostrar que você faz algo que não ocorre, pior, é feito de forma contrária.

Sua empresa passa por este tipo de problema? Se já passou, como foi a correção deste caminho? O discurso da sua empresa está de acordo com as práticas do dia a dia? Você e os outros colaboradores da sua empresa se sentem de fato motivados com os caminhos escolhido e percorridos pela a empresa?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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