O Problema não é a Motivação, mas sim a Desmotivação?
As empresas, na sua grande maioria, gastam “rios” de dinheiro com palestras, treinamentos, workshops e etc., com o intuito de motivar os seus colaboradores, porém, boa parte atinge este objetivo de forma momentânea, mas depois de um curto período de tempo, a chamada desmotivação volta a imperar.
Um dos grandes problemas para este fato ocorrer é a falta de pesquisas, conhecimento, análises e entendimento do motivo da desmotivação, infelizmente na opinião de muitas empresas, basta fazer um evento, chamar alguém com grande referência no mercado para falar sobre motivação e pronto, todos passam a estar motivados. Grande e perigoso engano.
Quando você organiza um evento, independente do tema que será abordado, é fundamental para o sucesso do mesmo, fazer uma análise minuciosa para saber se o conteúdo tem de fato a ver com a prática do dia a dia da empresa, caso contrário, o evento se transformará em perda de tempo, dinheiro e será alvo de chacota.
Se você não entender, não ouvir dos colaboradores quais são os problemas existentes dentro da empresa e o que de fato os desmotiva, jamais um evento sobre motivação, mesmo feito pelo maior especialista do mundo, dará certo e atingirá os objetivos esperados.
Portanto, nunca esqueçam, quando você for organizar qualquer evento, seja treinamento, palestra, workshop e etc., saiba primeiro quais são os problemas e ofensores existentes, pois se não souber as causas, não encontrará soluções. O sucesso começa de traz para frente e não ao contrário. Outra coisa fundamental, se sua empresa não está disposta a corrigir os eventuais ofensores e criar de fato um ambiente motivador, é melhor não criar falsas expectativas através de nenhuma ação, principalmente atrelado a eventos de motivação, pois pior que não fazer nada, é tentar mostrar que você faz algo que não ocorre, pior, é feito de forma contrária.
Sua empresa passa por este tipo de problema? Se já passou, como foi a correção deste caminho? O discurso da sua empresa está de acordo com as práticas do dia a dia? Você e os outros colaboradores da sua empresa se sentem de fato motivados com os caminhos escolhido e percorridos pela a empresa?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários