O Problema do Estrelismo

estrelinha

Segundo o dicionário Michaelis, estrelismo significa: “Maneira de proceder própria de estrelas ou grandes vedetes da vida pública (artes, política etc.), vedetismo”.

Porém, no ambiente corporativo, acredito que todos já tenham convivido ou ainda convivem com pessoas exibicionistas, que não respeitam quase ninguém, apenas aquelas que as interessam, além do fato de se acharem muito melhores do que realmente são. Essas pessoas tem o problema do estrelismo e vivem culpando os outros por qualquer problema que apareça, mas elas, nunca erram, sempre tem uma desculpa.

Na maioria das vezes, essas pessoas eram no começo excelentes profissionais, pessoas humildes, que tinham vontade de aprender e sempre faziam o melhor a cada dia, com o passar do tempo começam a receber elogios de várias pessoas e departamentos da empresa, com isso, passam a se acharem insubstituíveis, donos da verdade e que jamais serão demitidos ou chamados atenção.

Essas pessoas acabam se transformando em pessoas difíceis de lidar e passam por cima de qualquer coisa ou qualquer pessoa para se promoverem, inclusive em alguns casos, desrespeitam até seus líderes.

Como costumo dizer, as pessoas precisam ser preparadas para tudo na vida, caso contrário, nunca chegarão aos seus objetivos e terão caminhos curtos por todas as empresas que passarem.

As pessoas precisam também ser preparadas para receber elogios, muitos acham isso uma besteira, mas principalmente dentro do ambiente corporativo, se a pessoa não estiver preparada para este momento de sucesso, terá sérios problemas, pois com o tempo irá perder o respeito e a ajuda daqueles que a ajudaram chegar naquele patamar de quase excelência.

É preciso ter humildade para respeitar a todos e ajudar aqueles que tem dificuldades, pois você no começo também teve dificuldades e alguém o ajudou. Cuidado, subir é difícil, mas cair fácil. Você, como todos, nunca saberá de tudo a todo momento, pode e com certeza chegará a este patamar de conhecer muito, mas jamais tudo.

Além da ajuda dos líderes, a boa e velha educação de berço, também ajuda a prevenir as pessoas de passarem por esta crise de estrelismo e falta de humildade.

Não ter crises de estrelismo é uma questão de postura diante da vida e das pessoas que convivem com você, é uma somatória de valores e boas práticas que transformam a convivência humana em algo justo e harmônico, com respeito ao próximo independentemente de cargo e função, celebrando com isso a ética e o ambiente. Não esqueçam, a humildade é o primeiro degrau da sabedoria.

Antes de ter crises de estrelismo, pense que um dia você também começou e não sabia muita coisa e as pessoas abriram as portas para você, te ajudaram, te ensinaram e acreditaram em você, sendo assim, hoje você não tem o direito de estragar sua carreira e nem desrespeitar quem te ajudou e/ou pessoas que veem em você alguém que vai ajudá-las a progredir e crescer.

Você sofre de estrelismo? Você conhece pessoas que vivem no estrelismo? Sua empresa prepara as pessoas para não entrarem na síndrome do estrelismo?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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