O Mercado e a Qualificação

qualificação falta

A semana passada acompanhamos uma matéria no Jornal Nacional muito preocupante, pois afeta diretamente a qualificação, ou seja, em janeiro, de cada dez desempregados, seis estudaram 11 anos ou mais.

A algum tempo atrás, ninguém imaginava que as pessoas mais qualificadas, aquelas que estudam mais, seriam atingidas diretamente por um índice de desemprego tão grande, o desemprego para quem tem mais de 11 anos de estudo aumentou 45%.

Infelizmente, hoje é cada vez mais comum encontrarmos pessoas muito bem qualificadas, com anos de estudo, um conhecimento grande e muita experiência, desempregadas ou trabalhando em um emprego bem abaixo da sua formação.

Números divulgados pelo IBGE mostram que de 2014 para 2015, o desemprego entre as pessoas com menos de oito anos de estudo subiu 38%, já entre os trabalhadores que têm de 8 a 10 anos de estudo, o aumento foi de 37%, agora, para quem tem 11 anos ou mais foi bem pior. O desemprego aumentou 45%.

A pouco tempo atrás, em momentos de crise, era comum demitir alguém com menor qualificação, que tinha menos tempo na empresa, que tinha menor ligação com a empresa, do que alguém mais qualificado, com grande conhecimento e experiência. Mas no momento que o país vive, não está dando mais para fazer isso segundo os empresários, pois você não está conseguindo vender, você não está conseguindo novos clientes, com isso, as empresas vão ter que começar a demitir pessoas mais qualificadas.

Quando as empresas começam a cortar e perder pessoas de alta qualificação, isso significa prejudicar os níveis de produtividade do país, e esta atitude compromete o futuro do nosso país, ou seja, estamos qualificando e nivelando o mercado por baixo.

Que a situação do país e da economia é grave e muito preocupante não temos dúvidas, mas acredito que demitir os mais bem preparados, o mais qualificados e experientes é perigoso e complicado, pois você começa a ter no quadro de funcionários da empresa, profissionais de qualificação inferior, e isso é muito perigoso, pois amanhã as empresas podem precisar de fato destas pessoas, que podem inclusive se tornar o executivo da empresa, com isso, qual o futuro que a empresa vai ter? Vencedor ou perdedor? Será que vai ter futuro?

Acredito que um grande esforço de ambas as partes, incluindo acordos, deve ser feito com o intuito de manter os melhores colaboradores nas empresas, pois para superar as dificuldades, você só consegue com os melhores e não com os piores ou os menos qualificados.

Sua empresa tem adotado esta política de cortar os melhores e manter os medianos ou menos qualificados? Você acha que esta é uma boa alternativa para sair da crise?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *