O Fantasma Chamado Aumento de Preço!

Como já falamos em um post nosso, chamado de A Experiência do Cliente, uma pesquisa realizada pela empresa Zendesk, informou os principais atributos que fazem o cliente deixar sua empresa e trocar por outra, entre elas estão: Atendimento ao Cliente 76%; Preço 64%; Ofertas de Produtos e/ou Serviços 54%; Reputação da Marca 44%. O primeiro item, como não poderia deixar de ser, é o atendimento ao cliente, mas o segundo é exatamente nosso tema de hoje, ou seja, preço.

Com a chegada da pandemia no Brasil, houve uma mudança de cultura e hábitos muito grande, uma delas foi a liberação em grande escala do home-office, isso, somado a outras medidas, fez com que as pessoas ficassem mais tempo em casa, sendo assim, as pessoas passaram a cozinhar mais, e o resultado foi um aumento no volume de vendas nas redes de supermercados, isso causou em algum momento falta de alguns produtos e aumento de preços.

Porém, com o passar do tempo, as coisas foram se normalizando, as pessoas entenderam que não era necessário fazer estoques, com isso, os preços foram se normalizando, e a falta de produtos passou a não dar mais dor de cabeça a todos.

Mas infelizmente, a partir de Agosto, as coisas mudaram drasticamente, os preços subiram de forma absurda e continuam crescendo, principalmente itens da cesta básica, isso vem trazendo grande dor de cabeça aos consumidores, pois vivemos um momento muito delicado, onde diversas pessoas perderam o emprego, outras tiveram redução salarial e muitos estão vivendo somente com o auxílio emergencial.

Não estamos aqui procurando culpados, mas sim, procurando esclarecer algumas coisas, com o intuito de sugerir alternativas. O momento, como já falamos, é delicado, sabemos que com a alta do dólar, a exportação passou a ser prioridade para diversas empresas, porém, é necessário pensar em um meio termo, ou seja, exportar, ganhar muito dinheiro, mas deixar um número considerável de pessoas passarem fome, não é uma atitude correta. Vivemos um momento tenso, onde só sairemos dele com muita união, solidariedade, bom senso, respeito, planejamento e atitudes.

Sendo assim, todos precisam sentar à mesa de negociação, e procurar a melhor saída para que as pessoas não passem necessidades, e até venham a perder a vida por fome, simplesmente porque alguém quis ganhar mais dinheiro do que devia, e com isso, deixou as pessoas nesta situação. Apenas para lembrar, este segmento não sofreu perdas, muito pelo contrário, tanto cresceu, que até contratou nesta época de pandemia muitas pessoas, desta forma, não se justifica uma alta tão elevada nos preços, principalmente nos itens de cesta básica, que são de primeira necessidades. Lembre-se, preço também marca a experiência do cliente, hoje as empresas que estão praticando a alta de preços de forma descontrolada, causam sérios problemas aos clientes, mas a experiência fica, e amanhã, a falta deste cliente ou de outros que também estão sendo prejudicados com esta alta, pode fazer com que essas empresas passem por grandes dificuldades.

Você tem enfrentado dificuldades com a alta dos preços? Sua empresa tem se comportado de forma correta com os seus clientes, oferecendo um preço justo, onde as pessoas possam pagar? Você concorda que o momento pede muita união, solidariedade, bom senso, respeito, planejamento e atitudes?

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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