O Crescimento da Mulher no Mercado de Trabalho

Mulher de negócio

No dia 08 de março comemoramos o dia internacional da mulher, sem dúvida uma data muito merecida, porém, devemos lembrar que o dia da mulher é todos os dias, de nada adianta homenageá-las em um único dia e não dar o devido valor nos outros dias.

O mercado de trabalho melhorou e vem melhorando muito o seu nível de qualidade com a entrada das mulheres, e de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego a participação da mulher no mercado de trabalho tem sido crescente nos últimos anos.

Do operacional aos cargos de liderança, a mulher conquistou seu espaço utilizando a favor a inteligência, a sensibilidade, suas habilidades e características inerentes. Mais do que uma homenagem, a data reforça a importância delas para a evolução da atividade.

Esses números de crescimento comprovam que a mulher tem se preparado cada vez mais para o mercado de trabalho e vem ocupando mais espaço e melhorando seu salário, diminuindo a gradativamente uma diferença histórica existente entre homens e mulheres. O que é muito bom para todos.

Se as mulheres estão conquistando aos poucos o seu espaço em alguns setores, na área de Call Center não podemos dizer o mesmo. Neste segmento, elas representam cerca de 70% dos colaboradores do setor. E, em algumas operações, esse número chega a subir ainda mais. Eu mesmo cheguei a ter uma equipe de Call Center com 46 mulheres e 3 homens.

Mas afinal, quais são os motivos para todo este crescimento das mulheres nos Call Centers? Acredito que seja pela boa desenvoltura das mulheres nas atividades que envolvem o setor. O mercado de Call Center exige muita habilidade na comunicação, interação com diversos tipos de públicos e comprometimento para solucionar os problemas de forma eficaz e a profissional feminina tem boa desenvoltura em todas essas atividades.

Nas atividades de administração pública, restaurante e atendimento hospitalar, o crescimento do número de mulheres também foi grande. Até no setor de transporte rodoviário de carga, atividade tradicionalmente masculina, houve crescimento no saldo de emprego de mulheres. Outro setor onde a participação das mulheres evoluiu bastante no período foi na Construção Civil, principalmente em atividades como Construção de estações e redes de telecomunicações, onde a participação feminina passou de 12,96% em 2010 para 13,68% em 2011.

O empreendedorismo também tem tido uma alavancagem muito grande de mulheres, está cada vez maior o número de mulheres que montam o seu negócio próprio, como lojas, salões de beleza, buffet infantil, consultorias, restaurantes e etc.

No comportamento por grau de instrução, o maior aumento da participação da mulher foi verificado nas vagas de nível superior, que cresceu 1,32%. No mesmo período esse percentual masculino foi negativo em 0,13%. Para as vagas de nível superior incompleto, a relação foi de 1,94% positivo para as mulheres contra 0,14 negativos para os homens.

Esse cenário ao qual temos visto, é próprio da mudança pela qual o mercado de trabalho como um todo vem passando, com as mulheres ganhando cada vez mais espaço. As mulheres mudaram o comportamento em relação à vida profissional, e as transformações na sociedade, também contribuíram para o crescimento no número de contratações. Diferente do que ocorria a anos atrás, hoje não faltam oportunidades para as mulheres. Dificilmente encontra-se uma profissão não compatível com elas. As mulheres ganham ainda mais destaque por serem mais cuidadosas, zelosas, têm uma boa percepção de tudo que acontece ao redor, além da sensibilidade para tomar decisões adequadas.

As mulheres de hoje em dia são mais seguras, determinadas, sabem o que querem, e em muito breve passarão a ganhar o mesmo salário ou até mais que ganham os homens, é apenas uma questão de tempo.

Infeliz das empresas e das pessoas que pregam a competição para saber quem é melhor, o homem ou a mulher. Todos têm seus pontos positivos e negativos, seus altos e baixos, suas habilidades, sua inteligência e forma de agir, pensar e realizar. Feliz da empresa que tiver no seu quadro homens e mulheres trabalhando em conjunto, um ajudando e complementando o outro, sem competições individuais que não levam a nada, apenas trazem perdas.

Fica aqui a nossa homenagem a todas as mulheres do Brasil e do mundo, que fazem as coisas ficarem ainda melhores. E que elas sejam lembradas no dia a dia e não apenas em um dia, afinal, o dia da mulher é mais que um dia, é uma realidade diária.

A sua empresa oferece as mesmas oportunidades para mulheres e homens? O trabalho entre homens e mulheres na sua empresa é harmonioso? A sua empresa valoriza a mulher?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *