NPS e Pesquisa de Satisfação são Iguais?

Muitas empresas, com o intuito de melhorar seus resultados e superar a concorrência, vêm adotando com grande frequência, a utilização da pesquisa de NPS (Net Promoter Score), esta pesquisa é um método inovador e de longo prazo, porém, muitas pessoas acham que o NPS e a pesquisa de satisfação é a mesma coisa. Você também tem esta dúvida?

Bem, pesquisa NPS e a pesquisa de satisfação, são diferentes. O NPS é muito recomendado para aquelas empresas que desejam promover a sua marca, pois esta pesquisa investiga a probabilidade que os clientes têm de recomendar sua empresa para outras pessoas, o que eles falam sobre a empresa e a sua fidelidade. Através do resultado do NPS, as empresas conseguem avaliar qual é o grau de envolvimento com a empresa, o sucesso de serviços, preços, atendimento e etc..

A aplicação da pesquisa de NPS é muito simples, é oferecido aos clientes um questionário com duas perguntas, solicitando aos mesmos, que dentro de uma escala de 0 a 10, o quanto ele recomendaria a empresa X para seus amigos, familiares e etc. e por que.

O resultado da primeira pergunta é quantificado, sendo as notas calculadas da seguinte maneira: de 0 a 6 (clientes detratores), de 7 a 8 (clientes neutros) e de 9 a 10 (clientes promotores). Depois, você calcula a porcentagem para conferir em qual zona a sua empresa se enquadra. Esta pesquisa é calculada através  do percentual de clientes promotores, menos o percentual de clientes detratores, o resultado é o que chamamos de NPS.

O cálculo das zonas de pesquisa é feito da seguinte forma: Zona de Excelência: NPS entre 76 e 100; Zona de Qualidade: NPS entre 51 e 75; Zona de Aperfeiçoamento: NPS entre 1 e 50; Zona Crítica: NPS entre – 100 e 0. O ideal é manter sua empresa no nível de excelência, caso isso não ocorra, é necessário avaliar a segunda resposta, o “Por quê?”, e partir daí, criar um planejamento eficiente e rápido para mudar o que está errado.

Já a pesquisa de satisfação, é excelente para checar o que os clientes pensam sobre a empresa. Através deste resultado a empresa consegue avaliar a imagem que os clientes têm em mente sobre determinado ponto que está sendo analisado naquele momento, que pode ser o atendimento, a logística, produto e/ou serviço, preço, interação com a marca e agilidade nos processos.

A pesquisa de satisfação é considerada uma pesquisa de curto prazo, que tem como foco, os principais problemas da empresa, onde podem ser feitas várias perguntas para localizar os problemas e/ou dificuldades. Entre elas podem estar: Qual é o seu nível de satisfação com relação ao nosso site? Qual é o seu nível de satisfação com relação ao atendimento da empresa? Qual é o seu nível de satisfação com relação aos nossos preços? Entre outras.

Sendo assim, as duas pesquisas são diferentes, onde a pesquisa de satisfação é executada logo após um contato do cliente com as empresas, como por exemplo, no contato com o suporte, área de atendimento, área de compras e etc., esta pesquisa é realizada em um momento específico e com uma determinada área da empresa. Já a pesquisa de NPS pode ser executada, por exemplo, no fechamento de uma compra do cliente, avaliando a experiência completa, e os motivos pelos quais ele fechou ou não uma determinada venda.

Portanto, lembre-se: as duas pesquisas são importantes para as empresas e não só podem, como devem ser utilizadas juntas, complementando uma a outra. A pesquisa de satisfação avalia a satisfação em curto prazo, já a de NPS, mensura a lealdade dos clientes para com a sua empresa e demonstra qual a probabilidade de recomendação.

Você e sua empresa sabiam a diferença entre as duas pesquisas? Você concorda com a nossa colocação? Sua empresa faz as duas pesquisas ou somente uma delas? Você acredita que as duas pesquisas são importantes para a empresa, ou somente uma delas é suficiente?

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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