Muito Cacique pra Pouco Índio!

Quem já não ouviu esta frase popular em sua vida? Frase antiga, mas bem atual, onde o recado é exatamente este: muitas pessoas mandando e poucas para executar.

O mercado passa por um momento delicado em todos os seus segmentos, e já discutimos isso aqui, ou seja, faltam líderes, faltam referências, desta forma, muitas pessoas querem e acham que podem mandar, e o fazem, porém, de forma desorganizada, concorrendo com outras que também querem mandar e pior, sem possuir competência e direito para isso.

Tenho recebido muitos relatos de profissionais de alta qualidade e competência, que estão extremamente infelizes em suas empresas e procuram outras alternativas no mercado, pois eles não aguentam mais tanta gente mandando e desmandando o tempo todo.

Não existe nada pior que você trabalhar em um local onde não se sabe exatamente quem de fato é o líder do negócio, pois ali só tem chefe e todos mandam e desmandam o tempo todo, ou seja, pedem para você fazer algo, daqui a pouco vem outro e pede para você fazer outra coisa, depois de um tempo vem outro e pede outra, e assim segue o dia.

Quando chega ao final do dia, você não consegue terminar tudo, não sabe a quem recorrer e nem a quem buscar apoio, pois todos ali mandam, mas ninguém resolve, organiza e tem voz ativa.

Se a sua empresa está seguindo por este caminho, cuidado, acorde, tenha de fato líderes em suas equipes, pessoas qualificadas, que tenham capacidade de liderar e organizar uma equipe e o trabalho, mas não pode haver interferências, pois as pessoas ficam altamente desmotivadas, e o líder, aquele que será cobrado pelos resultados da equipe, também, porque todos mandam e desmandam na sua equipe e na hora de cobrar resultados, ele será cobrado, mas não deve, afinal, outros profissionais também se envolvem nesta “liderança falsa”, pois o que esses falsos líderes querem na verdade, é dizer com orgulho, eu mando, quando o correto é, eu sei liderar minha equipe, mas para isso acontecer e você ser de fato um líder é preciso ter organização, conhecimento, ética, responsabilidade, respeito, envolvimento, enfim, ter o dom da liderança, ninguém nasce líder, mas se transforma em líder.

Vamos ilustrar a situação, trazendo este problema para o esporte, onde você consegue transportar facilmente esta situação para o ambiente da sua empresa. Imaginem a seleção brasileira de futebol na copa do mundo, o Tite, treinador atual, passa todas as instruções, todos entram em campo sabendo o que precisa ser feito, mas antes de começar a partida, um membro da comissão técnica chega perto de um dos jogadores e pede algo diferente, logo adiante, outro membro da mesma comissão, pede para outro jogador fazer algo também diferente. Pergunto: Qual será o resultado e quem será responsabilizado?

Você tem esta dificuldade em sua empresa? Você é uma das pessoas que tem esta frase popular como “lema”?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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