ATENÇÃO: Montar uma Equipe não é Formar

Montar uma equipe é muito fácil, você faz triagem de currículos, recebe indicações e etc., com isso, as empresas vão contratando aqueles que na opinião dos entrevistadores foram os melhores dentre as opções ali apresentadas.

Para a grande maioria, isso já basta para ter uma equipe de sucesso, daquelas que vão conseguir os resultados esperados e até superar as expectativas. Mas não é bem assim, montar uma equipe é relativamente fácil, principalmente quando se tem muito dinheiro, uma política de benefícios arrojada e um ambiente saudável, onde você pode aparentemente contratar os melhores. Porém, o sucesso será alcançado ou não se você tiver profissionais que saibam formar uma equipe.

Um grande exemplo disso são os clubes de futebol e porque não dizer as seleções de um país, possuem em suas fileiras os melhores jogadores, mas a equipe não consegue os resultados que dela se espera.

O líder é a pessoa que tem um papel fundamental neste processo, primeiramente ele deve encaminhar ao Departamento de Recursos Humanos da empresa o material de solicitação de vaga nos mínimos detalhes, colocando ali, o nível de profissional desejável para compor a equipe que está sendo formada por ele, para a empresa atingir as metas esperadas.

Formar uma equipe vencedora é um trabalho árduo e que passa por muitos detalhes, vamos colocar aqui, apenas os requisitos básicos e principais, caso contrário, o texto de hoje ficaria muito extenso.

Depois de todo um processo seletivo feito com critérios e em conjunto, é necessário um treinamento de alto nível e em detalhes, tanto sobre o técnico do negócio como o de atendimento, hoje, os profissionais na sua grande maioria, não conhecem o que sua empresa comercializa e nem o que significa de fato atender.

Outro fator importante é criar um ambiente saudável, onde todos tenham os mesmos direitos, seja um local aberto para fazer críticas, apresentar ideias e sugestões, onde os membros da equipe se respeitam e ajudam de fato um ao outro, sem estrelismo, sem fofocas, com ética, parceria, comprometimento com tudo e com todos, se  colocar no lugar do fã, do parceiro de trabalho e dos profissionais de outros departamentos.

A empresa precisa ser uma só, os pensamentos, as atitudes, as soluções, os processos precisam seguir uma linha única, independentemente do departamento, os prazos precisam ser seguidos e cumpridos a risca.

Não só os líderes, mas todos precisam ser claros, transparentes, olhar olho no olho, ser sinceros uns com os outros, praticar o feedback constantemente, tanto para apontar melhorias, vejam, apontar melhorias e não falar em erros, como também para fazer elogios, lembrem-se, elogios devem ser públicos, mas de forma séria e organizada, caso contrário vira bagunça e perde a credibilidade.

Esses são apenas alguns pontos para não montar uma equipe, mas sim, formar de fato uma equipe, é a formação que faz uma equipe ser vencedora.

Sua equipe está montada ou formada? Você já percebeu em algum lugar a diferença entrar montar uma equipe e formar?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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