Lembre-se! Clientes são Pessoas

Muitas empresas tratam clientes como se fossem simplesmente números, mas, lembrem-se de um detalhe muito importante, clientes não são números, eles trazem números importantes para a sua empresa, mas são pessoas.

Tivemos que passar e, ainda estamos passando, por um momento muito delicado, onde muitas vidas se foram e, infelizmente outras ainda irão, para podermos dar um real valor às pessoas e aos relacionamentos, onde se passou a entender de fato que, os números empresariais são uma consequência de um excelente relacionamento que, envolve empresas e clientes, e que, o intermediário deste grande relacionamento são os colaboradores.

Depois de um bom tempo fechadas e, algumas abertas, porém, tendo que se adaptar, para atender seus clientes de uma forma diferente, as empresas estão percebendo neste início ainda tímido do novo normal que, a história escrita por essas empresas vão ajudar muito nesta retomada, ou seja, empresas que tratavam os clientes como pessoas e entregavam aos mesmos um atendimento diferenciado, com experiências marcantes, além de produtos e/ou serviços de boa qualidade, irão não só conseguir atrair os clientes já conhecidos mas, também novos clientes que, migrarão de empresas que não entregaram boas experiências aos mesmos, ou ainda, de empresas que, infelizmente tiveram que sair do mercado por problemas financeiros.

Sendo assim, este é um momento de grandes mudanças no mercado e, na vida das pessoas, e se sua empresa ainda não escreveu uma história positiva, terá que, correr contra o tempo e mudar de atitude e pensamento, já para as empresas que, construíram uma história positiva, não pensem que está tudo certo, muito pelo contrário, precisam também continuar se atualizando para, se manter como empresas diferenciadas e, continuar entregando experiências surpreendentes aos seus clientes.

O novo normal para as empresas será acompanhado de muito treinamento, mas, treinamentos diferenciados, com muito dinamismo; esqueçam-se daqueles treinamentos tradicionais onde, se colocavam diversas pessoas em uma sala e despejava-se conteúdo; os treinamentos já vinham mudando, mas, agora se transformou em algo bem mais abrangente. A tecnologia é algo que, também deve ser repensado, planejado e muito bem direcionado, pois precisa ser ainda mais eficiente do que foi até o momento e, a chave é o modo de se relacionar melhor. Para o comércio em geral, além do que falamos acima, haverá a necessidade de se preocupar ainda mais com a segurança das pessoas, tanto para clientes como para colaboradores; formas inteligentes, eficientes e, eficazes de higienização serão necessárias, pois, todos precisam não só se sentir seguros dentro do seu estabelecimento mas, estarem de fato.

Colocamos aqui, apenas algumas mudanças que, estão entre as principais para a sua empresa voltar a crescer dentro do chamado “novo normal”, claro que, outros fatores também serão essenciais, mas, falaremos nos próximos posts, porém, se você tiver dúvidas e/ou precisar de ajuda, pode nos contatar.

Como está sua empresa neste retorno? Todas as medidas foram tomadas? Conseguiu fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo? Como está a sua motivação e a da sua equipe para esta retomada? Como está o fator psicológico de todos?

Um Grande Abraço a Todos! Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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