Leitura! Um dos Grandes Caminhos para o Crescimento e Desenvolvimento

No nosso post da semana passada, falamos de um problema preocupante para o mundo, mas principalmente para nós brasileiros, a escassez de habilidades comportamentais, onde as empresas estão com sérias dificuldades para contratar profissionais, principalmente nas áreas de marketing, vendas e atendimento, isso tudo devido à falta de habilidades ligadas à comunicação. Desta forma, fomos pesquisar um dos fatores que pode e com certeza vem influenciando esses números.

Em nossa avaliação feita através de pesquisas e análises, verificamos que estamos com problemas em nossa cultura, fato este que merece atenção. Nós brasileiros, estamos lendo menos, ou seja, os livros, um dos fatores importantes e fundamentais para o conhecimento, crescimento, desenvolvimento das pessoas e importante para a formação do pensamento crítico, estão cada vez mais sendo deixados nas prateleiras e sendo cada vez menos adquiridos pelas pessoas.

Entre os anos de 2015 e 2019, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores, segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”. Esta pesquisa foi realizada em 208 municípios e 26 estamos entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Este levantamento foi feito pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural.

Porém, temos também uma boa notícia, o 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil, que foi realizado pela Nielsen BookScan e teve sua divulgação feita pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostrou um lado animador, ou seja, as vendas do setor cresceram 33,03% em volume e 31,14% em valor no acumulado de janeiro a novembro de 2021. Este aumento foi impulsionado principalmente por jovens entre 18 e 29 anos, que passaram a ler mais. Mas vamos aguardar e acompanhar esta evolução, pois podemos ter nesses números o reflexo do período pandêmico, pois com o distanciamento social e a impossibilidade de lazer fora de casa devido ao distanciamento social e quarentena aplicada, aumentou o interesse principalmente dos jovens na leitura.

Ainda referente a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, pouco mais da metade dos brasileiros tem hábitos de leitura, 52%. Este resultado é 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%. Já a média de livros inteiros lidos em um ano se manteve estável em 4,2 livros por pessoa.

Além da faixa etária de 18 a 29 anos, tivemos um aumento também das crianças entre 5 e 10 anos, já os pré adolescentes de 11 a 13 anos, é a faixa etária que mais lê no Brasil, com 81%. Já quando falamos no fator socioeconômico, as classes A e B tiveram níveis de leitura mais altos do que as classes C, D e E, mas também foi a que mais teve queda no número de leitores neste período, com 12% na classe A e 10% na classe B, já a queda nas classes C e D foram bem menores, com apenas 5%.

Um fator importante para as pessoas voltarem a ler são os incentivos, é necessário um estudo amplo buscando incentivos para reduzir os preços, as pessoas incentivarem umas as outras na prática da leitura, onde um dos profissionais que dão esses incentivos são os professores, seguidos por pais, mães e amigos. As empresas através de seus líderes, das práticas de RH também são fundamentais para este crescimento acontecer, e também a própria pessoa, lembre-se, para crescer, se desenvolver e ser alguém diferenciado, é necessário que você tenha atitudes nesta busca, onde a automotivação é tudo.

A foto que ilustra este post é dos livros que tive o prazer de participar junto com outros grandes coautores, onde trouxemos para o mercado todo o processo de crescimento, desenvolvimento, práticas, ferramentas, métodos para sua empresa e você profissional serem mais competitivos, trazer mais clientes e crescerem como pessoas e profissionais, propiciando aos clientes sempre a melhor e memorável experiência. Investir em livros, em estudo, em conhecimento, é sem dúvida o melhor investimento a fazer.

Você tem o hábito da leitura? Você incentiva as pessoas a lerem? Seus filhos são pessoas que gostam da leitura? Uma última dica, para fazer uma ótima leitura, com grandes resultados, é necessário se programar muito bem, caso contrário, nunca terá tempo, pois hoje existem internet, redes sociais, whatsApp e etc., ou seja, tudo para “roubar” nosso tempo de leitura. Vamos lá, conto com vocês, vamos juntos mudar esse país, criar pessoas melhores, empresas melhores, clientes felizes e colaboradores felizes.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *