Frete! O Grande Vilão

Com o período de pandemia, somado ao “novo normal”, as empresas, na sua grande maioria, tiveram que se reinventar, e criar novas formas de levar aos clientes, os seus produtos.

Uma dessas alternativas encontradas foi a de fazer as vendas pela internet, através de lojas virtuais próprias e/ou através de parcerias, sem dúvida, uma saída muita boa, e que vem de encontro com o que ocorrerá no futuro, ou seja, um grande aumento das vendas pela internet/aplicativos.

Porém, comecei a receber muitas reclamações, de um determinado serviço, que sofreu um aumento considerável, o frete. Após essas reclamações, comecei a pesquisar mais a fundo as vendas online, e comprovei que de fato, o valor do frete, sofreu um aumento grande, chegando a ser desproporcional em alguns momentos, em algumas pesquisas que fiz, o valor do frete ficou maior que o valor da compra, lamentável.

Alguns vão dizer que o valor de frete no Brasil, sempre foi algo discutível e alto, porém, neste momento de pandemia, ele chegou a um patamar jamais imaginado. Algumas empresas responderam que com o aumento da demanda, o frete passou a fica maior, vejam, a demanda aumentou e o preço também, quando deveria ser exatamente ao contrário, mesmo porque, estamos passando por um momento delicado para todos, e não estamos falando aqui em deixar de faturar, mas faturar o que é justo.

No nosso último post, comentamos sobre a pesquisa realizada pela empresa Zendesk, onde o atendimento ao cliente era o primeiro atributo, que fazia com que o cliente deixasse a sua empresa, e preço, era o segundo, sendo assim, se a sua empresa estiver abusando no preço do frete, com certeza vai perder muitos clientes assim que voltarmos ao “novo normal”, isso é, se já não começou a perder, e se tiver problemas com atendimento também, aí se complicou ainda mais.

Estamos vivendo um momento de parceria, de concessões, onde todos devem rever suas estratégias, principalmente ao que tange preço, e negociar com parceiros e fornecedores, com o intuito de ajustar um preço justo para o momento em que o mundo, e em especial o Brasil, vive, este não é o momento de ninguém querer bancar o “esperto” e explorar a fragilidade dos clientes, pois como já falamos anteriormente, o momento é de negociar para que todos ganhem menos, mas ganhem algo, caso contrário, logo se perderá tudo, inclusive os empregos, além do fechamento de várias empresas.

Como sua empresa está negociando o frete? O frete cobrado por sua empresa está de acordo com o momento? Você já se sentiu explorado, devido a cobrança de um valor de frete fora do normal? Cuide da sua empresa no todo, caso contrário, terá que fechar as portas em breve, pois o cliente de hoje e o de amanhã, não aceita mais e nem aceitará, ser explorado, mais cedo ou mais tarde, a resposta vai vir.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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