Estratégia Omnichannel! Melhorando a Experiência do Cliente!

Dentro de um mercado, onde a cada dia, a concorrência fica cada vez mais acirrada, onde os clientes procuram, não só preços justos e produtos e/ou serviços de qualidade, mas principalmente uma experiência diferenciada e memorável, as empresas precisam buscar sempre ter atitudes que visem melhorar a experiência dos clientes, caso contrário, podem ter vida curta no mercado.

Partindo deste princípio, a estratégia omnichannel, que tem como grande objetivo, aprimorar esta experiência do cliente, através do uso simultâneo e interligado dos diferentes canais de comunicação com a empresa, estreitando com isso a relação entre o online e o offline, passa a ser uma das grandes diferenças.

Omni, em Latim, significa tudo e inteiro, ou seja, todos, já channel, em inglês, significa canal, sendo assim, o significado mais parecido, seria, todos os canais, ou seja, todos os canais da sua empresa estão conectados, inclusive o online com o offline. Desta forma, o cliente pode estar dentro de uma loja física, acessar o aplicativo e verificar se tem disponível o produto que deseja, e em caso positivo, pode fazer o pedido para o vendedor e receber em sua residência por exemplo.

Com esta estratégia, todos dentro da empresa conseguem acompanhar todo o histórico do cliente em tempo real, e com isso, têm a chance de oferecer sempre uma melhor experiência ao cliente, além do mesmo, não ficar preso a somente um canal, que pode ser online ou offline, para executar uma compra e ter com isso, uma experiência altamente agradável e marcante.

O omnichannel propicia aos clientes uma nova e completa experiência de compra, porém, é algo praticado ainda por poucas empresas, o que torna esta estratégia algo fundamental para o sucesso das mesmas.

Para o sucesso do omnichannel, é fundamental a empresa conhecer o seu cliente, pois com isso, saberá diversas informações, como por exemplo, hábitos de compra, tipo ou modelo de produto e /ou serviços de maior preferência e etc..

Após ter executada esta tarefa, é necessário fazer a integração dos canais já definidos e personalizá-los de acordo com as informações obtidas dos clientes. Isso significa também, alinhar o meio online e offline. Após este trabalho, chega a hora dos testes, que precisam ser feitos de forma exaustiva, onde tudo precisa ser muito bem testado, pois é fundamental para o sucesso da experiência do cliente, que não tenhamos falhas e surpresas negativas.

Implantar a estratégia omnichannel, não é algo simples e fácil, pelo contrário, demanda muito trabalho, tempo, atenção aos detalhes, avaliação de pesquisas e pontos chaves do projeto, porém, é um diferencial que colocará sua empresa e os colaboradores em outro patamar, proporcionando aos clientes uma tão sonhada experiência marcante e diferenciada.

Sua empresa já tem a estratégia omnichannel implantada? Se sim, quais os resultados alcançados? Em caso negativo, comece este projeto agora, pois o diferencial é marcante e garantirá vida mais longa à sua empresa.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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