Entrevista com Carlos Cesar Bentim Pires: Marcas de Medicamentos, uma Questão de Tradição, Confiança e Atitude

Ache Diretoria

Continuando na nossa linha de trazer grandes temas ao conhecimento de todos, não só através dos nossos posts, mas também através de pessoas que fazem a diferença no dia a dia, estamos trazendo para a entrevista deste mês de abril, o Diretor da Unidade de Negócios MIP do Aché Laboratórios, Carlos Cesar Bentim Pires falando sobre Marcas de Medicamentos, uma questão de tradição, confiança e atitude, tema muito importante para a nossa saúde. Excelente e importante tema.

Cesar: Desde muito cedo, ouvimos nossos pais falarem: “Toma aquele remédio que o médico prescreveu no ano passado para sua tia. É tiro e queda!” Esse bordão ouvido em milhares de lares, influencia, e muito, na decisão de compra e fidelidade à marca de um medicamento. E a história muitas vezes é a mesma : uma pessoa está com algum mal, vai ao médico e recebe a receita, que se mostra milagrosa, e imediatamente aquele medicamento vira uma verdadeira tradição de família. A partir daí, a marca”x” passa a ser lembrada constantemente quando aquele mesmo mal aparece.

Porém, é preciso esclarecer que a automedicação pode ser um perigo e é preciso ficar alerta sempre. Afinal, estamos falando de saúde, e os males são distintos de pessoa para pessoa, bem como a eficácia e a segurança dos medicamentos podem variar para cada paciente. Portanto, é preciso estar atento.

Por esta razão, há toda uma regulamentação coordenada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que rege a prescrição, dispensação, comercialização e propaganda de medicamentos em nosso País.

Dentro de tais normas, temos, no Brasil e no mundo, os chamados medicamentos isentos de prescrição (MIP), que são drogas já utilizadas em larga escala e têm comprovadas sua eficácia e segurança ao longo de muitos anos. Com essa categoria de medicamentos, vem um conceito muito importante para a saúde: a questão do autocuidado. Assim, as pessoas têm que estar atentas a sua saúde, fazer escolhas saudáveis para o seu dia a dia e, quando for necessário, diante de algum mal, tomar a decisão de entrar em uma farmácia e comprar aquele medicamento presente em nossas famílias há tantos anos.

Portanto, a propaganda de medicamentos tem a função de informar e ajudar os consumidores em suas escolhas. Mas a informação não pode para por aqui! O consumidor atento a sua saúde deve mergulhar mais a fundo na escolha de suas marcas de medicamentos. Hoje temos ferramentas, como o marketing digital, que permitem aos consumidores farto acesso à informação sobre o uso responsável desses produtos.

Muito longe de querer encerrar o assunto aqui, acredito que a opção por uma marca de medicamento seja baseada em quatro pilares: orientação médica no passado; experiência positiva de eficácia e segurança; uso familiar (influenciado na maioria das vezes pelas mães); e recomendação de amigos.

Assim, dado este cenário de influências, gostaria de deixar uma provocação: a decisão por uma marca de medicamento é uma atitude soberana do consumidor, quer ele esteja com uma receita médica ou mesmo diante de um medicamento que dispensa esse documento. Mas, antes da compra ocorrer, é preciso ter uma atitude saudável e responsável perante a vida. Pode ter certeza que esta será sua melhor escolha, você, saudável.

Você costuma se automedicar? Usa os métodos corretos? Tem sua marca preferida?

Um grande abraço a todos!

 

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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