Quantas vezes você já presenciou empresas totalmente sem integração, onde cada um tem uma informação diferente, respostas diferentes, desconhecimento dos processos, discussões entre colaboradores, ou seja, uma falta de integração enorme entre os membros da empresa, onde quem sofre as consequências é o cliente.
Um dos maiores desafios das empresas no momento atual é exatamente a falta de integração entre as pessoas e as equipes, isso acarreta perda de clientes, dos grandes talentos e queda de faturamento, deixando as empresas em uma situação ainda mais complicada.
Ter uma equipe integrada significa ter resultados melhores e acima do esperado, porém, para isso, é de fundamental importância que todos os integrantes se sintam livres e motivados para expor problemas, apresentar suas dificuldades e dar sugestões às lideranças das empresas.
A integração das equipes dentro da empresa é uma ferramenta poderosa para conquistar ótimos resultados, e entregar grandes experiências aos clientes, sendo assim, é imprescindível ter tecnologias que facilitam a comunicação e a troca de informações, as ferramentas precisam ser acessíveis a todos em todo lugar.
Os treinamentos também são fundamentais, mas é preciso disponibilizar treinamentos que despertem a participação e a motivação das pessoas, onde de fato, o aprendizado ocorra de uma forma onde as pessoas participem efetivamente do treinamento, que não seja algo engessado, onde uma ou duas pessoas falam e as outras escutam e anotam somente.
Conhecer o trabalho das outras áreas, entender os processos, a cultura da empresa, bem como missão, visão e valores, saber também qual o propósito da empresa e o dos próprios colaboradores, que precisa estar alinhado com o da empresa sempre, também é fundamental.
Reuniões produtivas entre as áreas é outro processo fundamental para ter uma excelente integração, pois todos precisam entender as dificuldades de cada um e procurar a melhor solução; com isso, evita-se o retrabalho, o jogo de empurra, a falta de conhecimento e comprometimento com a entrega, o desperdício de tempo, os conflitos e até certos boicotes dentro da própria empresa, onde além de prejudicarem a todos, vão interferir muito na experiência recebida pelo cliente. Todo colaborador, independente do tempo de empresa, da experiência, do departamento em que trabalha, do serviço que executa, precisa entender como tudo funciona e estar integrado com todos; nem sempre será você o responsável por resolver um problema, mas é fundamental que você saiba quem deve procurar para resolver, e esta pessoa precisa estar integrada o suficiente para saber que esta resposta precisa ser para “ontem”, pois o cliente está na espera da solução.
Como eu sempre digo, a área de atendimento é o lugar ideal, para que todos na empresa visitem e até atendam clientes, pois ali, está a grande parte do aprendizado no que diz respeito a problemas do cliente, solução, expectativas e experiência do cliente. Desta forma, é fundamental a integração das equipes, todos precisam conversar, entender o que cada um faz, como são os processos, os prazos, as mudanças que estão por vir, e quando estas vierem, lembrem-se, todos precisam ser comunicados, todos.
Sua empresa tem equipes integradas? Você está integrado(a)? Você também acredita que este seja um dos principais problemas das empresas?
Um Grande Abraço a Todos!
Vamos em Frente!
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