Empregabilidade, você cuida da sua?

Empregabilidade

A palavra empregabilidade vem do inglês Employability e significa o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um profissional importante não apenas para sua organização, mas para toda e qualquer empresa. São características que ultrapassam à empresa, pois atendem as necessidades do mercado de trabalho como um todo.

Este tema surgiu em virtude do mercado atual exigir profissionais cada vez mais competentes, atualizados e preparados para atuar nas empresas e enfrentar um cenário cada vez mais competitivo e que não reserva espaço ao profissional amador, ou seja, não tão bem preparado.

O profissional que tem competências e habilidades diversas, é capaz de trabalhar em qualquer ambiente organizacional proporcionando mudanças e visão renovada.

Diante de um mercado globalizado e altamente competitivo, onde vivemos em constantes mudanças, o profissional que não se atualiza e não acompanha estas mudanças, inclusive se antecipando a elas em muitos casos, fica fora do mercado de trabalho, pois nenhuma empresa quer um profissional desatualizado e acomodado.

Cuidar da empregabilidade não serve apenas para os mais velhos, os mais experientes ou aos mais jovens, atualização não tem idade, não tem tempo de trabalho e nem experiência, pois agregar conhecimento é importante para todas as idades, todos os cargos, enfim, para todos os seres humanos.

As pessoas que param de aprender, achando que já sabem tudo, param no tempo e no mercado de trabalho, pois acabam sendo consideradas ultrapassadas e acomodadas e são atropeladas pelas pessoas que tem sede de conhecimento, de qualificação e de desenvolvimento.

Hoje dentro de um mundo globalizado e aberto a internet, não existem desculpas para não estudar e não se atualizar, existem maneiras de estudo e atualização caras, baratas e até gratuitas, basta apenas que as pessoas se organizem e saibam o que procuram e como procurar. Existem muitas coisas boas e ruins, por isso é necessário se organizar para buscar o conteúdo correto e que supra as necessidades e as carências.

Sempre orientei meus colaboradores ao estudo, à qualificação, a buscar novos conhecimentos e novas experiências. Muitos se acomodam e acham que está tudo bem, que basta continuar fazendo o seu trabalho e nada vai acontecer de ruim. Claro que se você continuar fazendo seu trabalho nada vai acontecer, desde que este trabalho seja feito de forma cada vez melhor, com forte atualização, com uso da criatividade, analisando os concorrentes, entendendo as tendências do seu mercado de atuação e também o mercado como um todo.

Sendo um profissional que sempre se atualiza e que se antecipa às mudanças, você se torna o profissional que todas as empresas querem, além de virar uma referência de mercado, pois muitas pessoas vão lhe procurar para saber como fazer isso ou aquilo, para pedir a sua opinião, e até para se espelharem em você para conquistarem um futuro melhor.

Devido a tudo isso, cuide sempre da sua empregabilidade, não deixe de estudar, de se atualizar, procure sempre alternativas de atualização, nunca fique parado, evite o comodismo, esteja sempre fazendo algo para aprender e melhorar sua empregabilidade, faça que seus dias sejam sempre produtivos, pois dias improdutivos, são dias perdidos, e na vida, que passa muito rápida, não podemos nos dar ao luxo de perder décimos de segundos, imaginem perder dias. Como disse Henry Ford: “Qualquer um que pare de estudar é velho, tenha ele 20 ou 80 anos. Qualquer um que continue a estudar permanece jovem. A melhor coisa na vida é manter a juventude da mente”.

Pensem nisso, nunca se entreguem ao comodismo, sempre temos algo novo para aprender e ensinar. Se você ainda não cuida, corra, comece a cuidar agora da sua empregabilidade, antes que seja tarde, afinal, o mercado não perdoa o comodismo, ele pune.

Muito Obrigado.

Um grande abraço a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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