Educação de Qualidade, ou Educação PADRÃO FIFA!

padrão

Temos abordado muito em nossos posts o tema educação, e a sua importância na formação da população e no desenvolvimento do país, afinal não existe país desenvolvido sem educação.

Mas infelizmente temos acompanhado diariamente um descaso enorme com este tema, muito se fala da importância, muitos reconhecem que algo mais profundo precisa ser feito, mas os discursos não se transformam em ação e em resultado qualitativo. As denúncias sobre este descaso aparecem a todo o momento, mas nada é feito, e quando fazem, foi porque a denúncia veio através da imprensa, desta forma, os governantes tem que dar uma resposta e acabam fazendo algo, que na maioria das vezes é paliativo e só atende o momento. Imaginem o sofrimento das pessoas que não tem acesso a imprensa para reclamar.

Tenho acompanhado algumas ações de entidades e pessoas sérias que visam a melhoria na qualidade dos estudos, querendo de fato colaborar de alguma forma para termos uma escola que eduque, ensine, incentive as pesquisas e assim sucessivamente.

O exemplo do SESI é um dos que mais me chamam a atenção, uma forma de ensino de primeiro mundo, onde de fato se pratica uma escola nos moldes de outros países que são referência em educação.

Outro exemplo que me chamou bastante a atenção, e aqui não vai nenhuma propaganda para a emissora de televisão, para o programa ou para o apresentador do programa, mas sim um reconhecimento de um quadro apresentado dentro do programa Caldeirão do Hulk na TV Globo chamado Jovens Inventores, onde o objetivo deste quadro é descobrir e mostrar para todo o Brasil as boas iniciativas de jovens que encontram soluções para problemas de suas comunidades através de inovações. E os que apresentarem ideias inteligentes e eficientes ganham prêmios de até 30 mil reais como incentivo a continuidade do desenvolvimento deste projeto.

No último sábado dia 08/03/14, a estudante de Biologia Nayrob, de apenas 17 anos, trouxe sua invenção, que tem ares de descoberta, chamada “Veneno do Escorpião”. A estudante através de pesquisas, descobriu uma substância que existe no veneno do escorpião amarelo que pode virar um antibiótico e ajudar muitas pessoas. O fato curioso é que a descoberta da jovem aconteceu justamente por ela ter medo do animal.

Para julgar esta pesquisa e os benefícios trazidos pela invenção do Grupo, o programa convidou o biólogo, pesquisador e Diretor do Instituto Butantã Giuseppe Puerto, o professor de empreendedorismo Fred Gelli e a atriz Fernanda Souza. Os jurados podem dar notas de 0 a 10 e os prêmios chegam até R$ 30 mil. E foi exatamente esse valor que a estudante Nayrob conquistou. O quadro é patrocinado pelo Itaú.

Enxergo esta iniciativa com bons olhos, onde vejo acontecer, mesmo que ainda em pequena proporção, algo que defendo e cobro a muito tempo das emissoras de televisão, que é trazer programas de qualidade e que agreguem algum valor de fato para a população, que tragam cultura, aprendizado, boas práticas, ética, cidadania e etc..

O valor de R$ 30 mil reais para o caso da estudante Nayrob, é quase que irrisório, pois o custo estimado para uma pesquisa deste porte é muito maior. Mas com este pequeno exemplo, enxergamos o quanto os jovens quando estimulados e incentivados, trazem para a nossa sociedade ótimos frutos.

Espero que outros exemplos como estes do SESI e do programa Caldeirão do Hulk, criem corpo e cresçam cada vez mais, que outras entidades e outros programas de televisão parem de investir em programas de baixa qualidade, e passem a investir nos caminhos da educação, da cultura, do lazer e da saúde.

Que os políticos pensem várias vezes antes de desviar dinheiro ou investirem em algo sem tanta necessidade, e invistam no que de fato traz ao país progresso e desenvolvimento. Imaginem se metade do dinheiro que está sendo investido na Copa do Mundo e Olimpíada tivesse sido investido na educação, com certeza um dia íamos ter como organizar sim uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, mas seria totalmente diferente. Estes eventos seriam realizados dentro de um país com um nível elevado de educação, com suas contas equilibradas, onde o dinheiro investido nestes eventos não seria retirado de outras prioridades, com uma saúde de primeira linha e com um povo que teria um poder aquisitivo para comprar os ingressos para este evento tão caro. Não caro pela qualidade dos espetáculos, mas sim para o poder aquisitivo de uma grande parte da população.

Ficam aqui estes pequenos exemplos, como incentivos para todos comprarem de vez esta briga por uma educação de primeiro mundo, ou como falam por aí, uma educação PADRÃO FIFA. Pode ser utopia? Até pode, mas precisamos acreditar e lutar pelo único caminho que pode tirar nosso país desta situação caótica, A EDUCAÇÃO.

Seus filhos estudam em uma escola de primeiro mundo? Você está satisfeito com as nossas escolas? Já fez, faz ou pretende fazer algo pela educação?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *