Crise! Preciso Demitir! E Agora?

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Nos momentos de crise, infelizmente o processo de demissão passou a ser algo normal dentro das empresas, criando um ambiente carregado, onde todos ficam preocupados e apreensivos esperando por este momento tão difícil.

As demissões quando começam a acontecer acabam tomando um efeito contrário para as próprias empresas, pois não é só a empresa X que demite, as outras fazem o mesmo, com isso, diminui sensivelmente o poder de compra das pessoas, ocasionando falta de clientes comprando no mercado.

Sendo assim, é preciso haver planejamento e monitoramento do mercado e da economia, as crises não começam do dia para a noite, ela vem no decorrer do tempo dando sinais, desta forma, as atitudes precisam ser tomadas antecipadamente e não no momento que a crise está no ápice e já criou sérios problemas para as empresas.

Através deste acompanhamento, pode ser feita  uma analise e um estudo mais aprofundado da situação, onde talvez não seja necessário demissões, mas se ocorrer, será um número menor do que se for deixado para a última hora.

Mas se não houver jeito e precisar demitir, normalmente as empresas cometem um erro grave, mas que para muitos é a salvação da lavoura, ou seja, demitem aqueles que recebem os melhores ou mais altos salários. Salário não pode servir de motivo para demitir o colaborador A ou B, nem o menor salário.

O momento é delicado, sendo assim, em caso de demissão é preciso demitir o colaborador que não está comprometido com a empresa e com os clientes, aqueles que não produzem como deveria, mesmo recebendo ajuda e feedbacks constantes. O momento é de escolher pela qualidade, pelo comprometimento e pela entrega e não pelo valor do salário ou por amizade.

Lembre-se, sua empresa vai continuar no mercado prestando serviços e/ou fabricando e entregando produtos, e tudo isso com menos pessoas, sendo assim, precisam ficar os melhores, os mais comprometidos, aqueles que almejam crescer e colocar a empresa de volta aos patamares esperados por todos.

Crise é também um momento de oportunidades, e só os melhores, os mais qualificados e criativos enxergam e realizam isso. Desta forma, cuidado ao demitir alguém, seja em momentos de crise ou não. Saber gerir pessoas, departamentos e empresas é um dom que lapidado no decorrer do tempo com muito preparo e dedicação, e não é algo que acontece por acaso ou por simples vontade.

Você já passou por momentos de crise? Como sua empresa agiu? Como você agiu?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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