Crescimento: Os Principais Obstáculos

O mundo passou por sérios problemas, principalmente no momento em que ocorreu o auge da pandemia, que durou em torno de dois anos, onde os estragos ainda são sentidos até hoje em vários países, e principalmente no Brasil.

A grande notícia é que nosso mercado vem melhorando e crescendo novamente, porém, ainda temos alguns sérios obstáculos, seja na indústria ou no varejo, que ainda impedem que este crescimento deslanche.

Uma pesquisa realizada pela FIESP/CIESP com 423 empresas de pequeno, médio, e grande porte no período de 17 de abril/ 23 e 12 de maio/ 23, teve como objetivo identificar os obstáculos ao crescimento da competitividade da indústria paulista, e com isso propor políticas, tanto às de competência do governo estadual, quanto às de competitividade empresarial, com o objetivo de estimular o setor industrial no estado de São Paulo. Para cada obstáculo encontrado serão enviadas algumas propostas.

Entre os dez obstáculos citados de forma mais relevantes, o custo da energia elétrica, que é um insumo básico para qualquer atividade econômica, surgiu em primeiro lugar. Importante ressaltar que este obstáculo foi citado por todas as empresas. Para este tema específico a FIESP/CIESP sugere algumas ações, entre elas o incentivo a autogeração de energia elétrica, o uso de fontes alternativas, como biometano e gás natural, e a micro e minigeração distribuída, além disso, é fundamental apoiar a negociação no mercado livre.

Já o segundo maior obstáculo apontado pelas empresas, é o excesso de normas e regulamentos a serem observados, seguido do custo do frete rodoviário, e a complexidade da legislação do ICMS. Os outros obstáculos citados foram: preços elevados dos insumos dos fornecedores paulistas, trânsito intenso nas cidades e estradas; descasamento entre o pagamento do ICMS e o recebimento das vendas; falta de mão de obra qualificada; custo dos pedágios; e concorrência com produtores informais.

Já quando falamos do varejo, a situação também não é tão diferente, pois aqui também existem obstáculos, e que apresenta um cenário altamente desafiador, e a energia, também é um grande vilão, porém, temos boas oportunidades de crescimento.

Como falamos no início, a recessão econômica, o aumento do desemprego, além da instabilidade política, oriundos principalmente do período pandêmico, afetou significativamente o poder de compra dos clientes, causando uma redução do consumo, e como consequência, queda das vendas, período este, que levou muitas empresas a fecharem as portas definitivamente.

Porém, pelo que temos acompanhado, temos fortes indícios de que estamos no início de uma recuperação gradual. O ambiente dos negócios vem melhorando, com isso, temos acompanhado a queda da taxa de juros, redução da inflação, e políticas de estímulo ao consumo, que tem contribuído de forma significativa para impulsionar as vendas.

Sabemos que o varejo tem pela frente grandes desafios estruturais no país. Os grandes obstáculos são carga tributária elevada, a burocracia e a infraestrutura precária, e esses fatores dificultam sensivelmente o crescimento do setor, sem falar ainda da concorrência acirrada, a necessidade de oferecer preços nem baixos e nem altos, mas competitivos e justos, e isso, coloca uma forte pressão sobre as margens de lucro das empresas. Lembrando ainda que existe uma necessidade fundamental de ter colaboradores de alto nível, e muito bem capacitados, pois os clientes esperam por uma experiência memorável e encantadora, e sem esses profissionais, sua empresa estará longe de cumprir este objetivo.

Desta forma, é fundamental que as empresas adotem estratégias diferenciadas para se destacarem no mercado, como investir fortemente em inovação, oferecer produtos e serviços de qualidade, e personalizados, oferecer sempre a melhor experiência aos clientes, investir em treinamento e qualificação, além de buscar parcerias estratégicas.

Sua empresa tem seguido esses caminhos? Você como profissional, busca soluções e alternativas para sugerir à sua empresa, e com isso fazer com que a mesma se destaque e cresça no mercado? Lembre-se, se a empresa cresce você também cresce, o mercado cresce, as pessoas ficam mais felizes, melhora significativamente o índice de emprego e os salários, influenciando diretamente na qualidade de vida de todos.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *