Crescimento: Os Principais Obstáculos
O mundo passou por sérios problemas, principalmente no momento em que ocorreu o auge da pandemia, que durou em torno de dois anos, onde os estragos ainda são sentidos até hoje em vários países, e principalmente no Brasil.
A grande notícia é que nosso mercado vem melhorando e crescendo novamente, porém, ainda temos alguns sérios obstáculos, seja na indústria ou no varejo, que ainda impedem que este crescimento deslanche.
Uma pesquisa realizada pela FIESP/CIESP com 423 empresas de pequeno, médio, e grande porte no período de 17 de abril/ 23 e 12 de maio/ 23, teve como objetivo identificar os obstáculos ao crescimento da competitividade da indústria paulista, e com isso propor políticas, tanto às de competência do governo estadual, quanto às de competitividade empresarial, com o objetivo de estimular o setor industrial no estado de São Paulo. Para cada obstáculo encontrado serão enviadas algumas propostas.
Entre os dez obstáculos citados de forma mais relevantes, o custo da energia elétrica, que é um insumo básico para qualquer atividade econômica, surgiu em primeiro lugar. Importante ressaltar que este obstáculo foi citado por todas as empresas. Para este tema específico a FIESP/CIESP sugere algumas ações, entre elas o incentivo a autogeração de energia elétrica, o uso de fontes alternativas, como biometano e gás natural, e a micro e minigeração distribuída, além disso, é fundamental apoiar a negociação no mercado livre.
Já o segundo maior obstáculo apontado pelas empresas, é o excesso de normas e regulamentos a serem observados, seguido do custo do frete rodoviário, e a complexidade da legislação do ICMS. Os outros obstáculos citados foram: preços elevados dos insumos dos fornecedores paulistas, trânsito intenso nas cidades e estradas; descasamento entre o pagamento do ICMS e o recebimento das vendas; falta de mão de obra qualificada; custo dos pedágios; e concorrência com produtores informais.
Já quando falamos do varejo, a situação também não é tão diferente, pois aqui também existem obstáculos, e que apresenta um cenário altamente desafiador, e a energia, também é um grande vilão, porém, temos boas oportunidades de crescimento.
Como falamos no início, a recessão econômica, o aumento do desemprego, além da instabilidade política, oriundos principalmente do período pandêmico, afetou significativamente o poder de compra dos clientes, causando uma redução do consumo, e como consequência, queda das vendas, período este, que levou muitas empresas a fecharem as portas definitivamente.
Porém, pelo que temos acompanhado, temos fortes indícios de que estamos no início de uma recuperação gradual. O ambiente dos negócios vem melhorando, com isso, temos acompanhado a queda da taxa de juros, redução da inflação, e políticas de estímulo ao consumo, que tem contribuído de forma significativa para impulsionar as vendas.
Sabemos que o varejo tem pela frente grandes desafios estruturais no país. Os grandes obstáculos são carga tributária elevada, a burocracia e a infraestrutura precária, e esses fatores dificultam sensivelmente o crescimento do setor, sem falar ainda da concorrência acirrada, a necessidade de oferecer preços nem baixos e nem altos, mas competitivos e justos, e isso, coloca uma forte pressão sobre as margens de lucro das empresas. Lembrando ainda que existe uma necessidade fundamental de ter colaboradores de alto nível, e muito bem capacitados, pois os clientes esperam por uma experiência memorável e encantadora, e sem esses profissionais, sua empresa estará longe de cumprir este objetivo.
Desta forma, é fundamental que as empresas adotem estratégias diferenciadas para se destacarem no mercado, como investir fortemente em inovação, oferecer produtos e serviços de qualidade, e personalizados, oferecer sempre a melhor experiência aos clientes, investir em treinamento e qualificação, além de buscar parcerias estratégicas.
Sua empresa tem seguido esses caminhos? Você como profissional, busca soluções e alternativas para sugerir à sua empresa, e com isso fazer com que a mesma se destaque e cresça no mercado? Lembre-se, se a empresa cresce você também cresce, o mercado cresce, as pessoas ficam mais felizes, melhora significativamente o índice de emprego e os salários, influenciando diretamente na qualidade de vida de todos.
Um Grande Abraço a Todos!
Vamos em Frente!
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