Confiança, a Base de Tudo

Confiança

Segundo o dicionário Michaelis, confiança é “a ação de confiar, crédito, fé, boa fama, segurança e bom conceito. Empregado (ou animal) de confiança, com que se pode contar em qualquer situação. Dar confiança (a alguém): permitir ser tratado com familiaridade. De confiança em quem se pode confiar. Tomar confiança: tornar-se confiado”.

Na minha opinião, a confiança é um fator único e fundamental de qualquer relacionamento pessoal, profissional e entre empresa/cliente. Sem confiança, os relacionamentos tornam-se frágeis, superficiais, com grandes chances de rompimento no decorrer do caminho.

Se a confiança não é tudo em um relacionamento, ela é no mínimo a base para tudo se iniciar e para se perpetuar no decorrer do tempo. Se não é somente pela confiança que os relacionamentos se iniciam, com certeza é através dela que eles continuam e se fortalecem.

A confiança é um sentimento gerado quando a verdade prevalece, e as promessas são cumpridas conforme foram informadas. Embora possa parecer algo simples e normal, muitos relacionamentos se perdem por não existir a verdade e nem se cumprir o que foi prometido.

Olhando para o mercado corporativo, quantas empresas não enganaram e ainda enganam seus colaboradores? Quantos colaboradores não enganaram e continuam enganando as empresas? Quantas empresas não enganaram e continuam enganando os clientes e vice-versa?

O dia que as empresas falarem a verdade para os seus colaboradores e clientes, e cumprirem as promessas feitas, serão com certeza as melhores empresas do mercado, com grandes chances de fidelização por partes dos colaboradores e clientes. Imaginem como seria o ambiente nessas empresas e a satisfação dos clientes.

Nada melhor do que você ter líderes que olhe no olho, fale a verdade, lhe passe confiança e cumpra tudo que disse. Imaginem os clientes recebendo informações verdadeiras sobre os produtos e/ou serviços da empresa e amanhã ele tem  certeza de que tudo que foi falado foi cumprido, tendo inclusive até algo a mais, como surpresa e forma de ganhar a fidelidade dele.

Não existe nada melhor do que você olhar nos olhos das pessoas, ser sincero, transparente e falar a verdade, poder de fato levar para as pessoas, seja no ambiente pessoal ou profissional coisas positivas e verdadeiras, que as vezes pode não ser o que elas queriam ouvir, mas é a verdade.

Agora faça uma rápida reflexão sobre a importância da confiança: Se você não confia na empresa e/ou no seu líder, você vai continuar trabalhando lá? Se você como cliente não confiar nos serviços e/ou produtos de uma empresa, você vai comprar dela os mesmos? Quando você vai ao médico e não tem confiança nele, você vai fazer o que ele pediu ou vai procurar outro médico?

Porém, veja como nossa confiança em uma pessoa, líder e/ou empresa aumenta quando sentimos neles a capacidade de resolver ou ajudar na solução dos nossos problemas.

Você tem passado confiança aos clientes, amigos, parentes e empresa? A sua empresa tem passado confiança para você e para os clientes? Você confia em você?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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