Comoditização. O que é e como evitar!

Comoditização

Um assunto que já vinha sendo debatido no meio acadêmico, agora toma corpo no meio empresarial. A igualdade das ofertas. Há um processo denominado de comoditização.

A palavra comoditização vem da palavra inglesa “commodity”. Em uma definição clara, significa dizer, que aos olhos de um cliente não há diferença entre o produto A, B ou C. Se não existe diferença para o cliente, o mesmo certamente irá escolher aquele que lhe ofereça o menor preço ou a melhor oferta.

Partindo deste princípio, com apoio da Revista Administrador Profissional, vamos listar agora, as formas para evitar a comoditização.

a-) As empresas devem entender os anseios e desejos dos clientes, isso é fruto de muita pesquisa e estudo sobre seu público alvo;

b-) As empresas precisam entender de forma profunda o mercado em que atuam, os produtos e serviços que vendem, as ofertas dos concorrentes e as principais tendências, isso demonstra necessidade de um estudo profundo de mercado e entendimento do universo interno da empresa, para isso é fundamental ter profissionais bem preparados e de muita qualidade.

c-) As empresas precisam responder aos anseios, expectativas e sonhos dos clientes, incluindo as necessidades que nem sequer foram identificadas por eles. Isso se chama antecipar-se as necessidades dos clientes, encantá-los, surpreendê-los de forma altamente positiva, fazendo que estes clientes se tornem verdadeiros fãs da sua empresa;

d-) As empresas necessitam ainda transformar o seu produto em uma plataforma.

e-) As empresas precisam de uma forma urgente humanizar o atendimento ao cliente. As empresas precisam entender de uma vez por todas, que os clientes que adquirem seus produtos e/ou serviços são seres humanos, que tem suas necessidades, sonhos e anseios, sendo assim, não podem tratar todos os clientes de forma igual ou como robôs, sem sentimento, envolvimento, emoção, seriedade e comprometimento.

f-) Toda empresa precisa também investir em marketing e propaganda. Mas deve-se tomar muito cuidado para o marketing ou propaganda não se tornar negativa, ou até mesmo uma propaganda enganosa, tudo deve ser muito bem elaborado e ser de acordo com o que de fato a empresa oferece de positivo, sem enganos e/ou equívocos.

g-) As empresas precisam ainda trabalhar duro para customizar produtos e serviços de acordo com as necessidades de seus clientes.

h-) As empresas precisam também inovar e oferecer produtos que agreguem valor. Clientes querem novidades, querem pagar por algo que tenha um preço ajuste, mas que também traga algo que supra suas necessidades.

i-) As empresas necessitam ter em suas equipes, verdadeiros profissionais de atendimento, pois estes profissionais precisam se transformar em consultor dos clientes, para isso, é necessário muita transparência, envolvimento, comprometimento e imparcialidade.

j-) As empresas necessitam também, adquirir maior conhecimento sobre suas forças competitivas e o setor em que atuam, por incrível que pareça, muitas empresas não conhecem isso.

k-) As empresa precisam ainda, atender as necessidades dos clientes com uma série de ofertas integradas. Isso é uma estratégia importantíssima e de grande valia, mas que poucas empresas fazem por não terem profissionais preparados para executarem este tipo de tarefa.

l-) E finalmente, as empresas precisam descobrir ou desenvolver profissionais de talento para oferecer novos serviços que agreguem valor. Isso chama-se inovação, sair na frente, ser o primeiro e isso custa caro, pois as empresas que tem este profissional, os valorizam, tornando caro sua ida para outra empresa, desta forma, a saída é criar este profissional dentro de casa, mas para isso é preciso ter pessoas de mente aberta e preparadas para ajudar estes talentos a prosperar.

Na sua empresa existe a comoditização? Você está preparado ou preparada para lidar com a comoditização? Você conhecia o termo comoditização?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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