Comoditização. O que é e como evitar!
Um assunto que já vinha sendo debatido no meio acadêmico, agora toma corpo no meio empresarial. A igualdade das ofertas. Há um processo denominado de comoditização.
A palavra comoditização vem da palavra inglesa “commodity”. Em uma definição clara, significa dizer, que aos olhos de um cliente não há diferença entre o produto A, B ou C. Se não existe diferença para o cliente, o mesmo certamente irá escolher aquele que lhe ofereça o menor preço ou a melhor oferta.
Partindo deste princípio, com apoio da Revista Administrador Profissional, vamos listar agora, as formas para evitar a comoditização.
a-) As empresas devem entender os anseios e desejos dos clientes, isso é fruto de muita pesquisa e estudo sobre seu público alvo;
b-) As empresas precisam entender de forma profunda o mercado em que atuam, os produtos e serviços que vendem, as ofertas dos concorrentes e as principais tendências, isso demonstra necessidade de um estudo profundo de mercado e entendimento do universo interno da empresa, para isso é fundamental ter profissionais bem preparados e de muita qualidade.
c-) As empresas precisam responder aos anseios, expectativas e sonhos dos clientes, incluindo as necessidades que nem sequer foram identificadas por eles. Isso se chama antecipar-se as necessidades dos clientes, encantá-los, surpreendê-los de forma altamente positiva, fazendo que estes clientes se tornem verdadeiros fãs da sua empresa;
d-) As empresas necessitam ainda transformar o seu produto em uma plataforma.
e-) As empresas precisam de uma forma urgente humanizar o atendimento ao cliente. As empresas precisam entender de uma vez por todas, que os clientes que adquirem seus produtos e/ou serviços são seres humanos, que tem suas necessidades, sonhos e anseios, sendo assim, não podem tratar todos os clientes de forma igual ou como robôs, sem sentimento, envolvimento, emoção, seriedade e comprometimento.
f-) Toda empresa precisa também investir em marketing e propaganda. Mas deve-se tomar muito cuidado para o marketing ou propaganda não se tornar negativa, ou até mesmo uma propaganda enganosa, tudo deve ser muito bem elaborado e ser de acordo com o que de fato a empresa oferece de positivo, sem enganos e/ou equívocos.
g-) As empresas precisam ainda trabalhar duro para customizar produtos e serviços de acordo com as necessidades de seus clientes.
h-) As empresas precisam também inovar e oferecer produtos que agreguem valor. Clientes querem novidades, querem pagar por algo que tenha um preço ajuste, mas que também traga algo que supra suas necessidades.
i-) As empresas necessitam ter em suas equipes, verdadeiros profissionais de atendimento, pois estes profissionais precisam se transformar em consultor dos clientes, para isso, é necessário muita transparência, envolvimento, comprometimento e imparcialidade.
j-) As empresas necessitam também, adquirir maior conhecimento sobre suas forças competitivas e o setor em que atuam, por incrível que pareça, muitas empresas não conhecem isso.
k-) As empresa precisam ainda, atender as necessidades dos clientes com uma série de ofertas integradas. Isso é uma estratégia importantíssima e de grande valia, mas que poucas empresas fazem por não terem profissionais preparados para executarem este tipo de tarefa.
l-) E finalmente, as empresas precisam descobrir ou desenvolver profissionais de talento para oferecer novos serviços que agreguem valor. Isso chama-se inovação, sair na frente, ser o primeiro e isso custa caro, pois as empresas que tem este profissional, os valorizam, tornando caro sua ida para outra empresa, desta forma, a saída é criar este profissional dentro de casa, mas para isso é preciso ter pessoas de mente aberta e preparadas para ajudar estes talentos a prosperar.
Na sua empresa existe a comoditização? Você está preparado ou preparada para lidar com a comoditização? Você conhecia o termo comoditização?
Um grande abraço a todos!
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