Como Recomeçar?

Essa é a pergunta que não quer calar, e que todos os empresários estão se fazendo. Depois de quase um ano e meio de uma pandemia que deixou muitas marcas negativas no mundo, nas empresas e nas pessoas, aos poucos começamos a voltar a vida normal, e as expectativas aumentam, afinal, neste período, muitas empresas tiveram que se reinventar, outras sobreviveram, mas tiveram que demitir muitos profissionais, já outras faliram ou fecharam as portas, antes que o pior acontecesse.

Porém, neste recomeço, estamos com um país passando por uma instabilidade política e econômica, os preços aumentando cada vez mais, o desemprego alto, os juros crescendo. Sendo assim, muitos estão preocupados com o que virá pela frente daqui a alguns dias, ou seja, em 2022, onde enfrentaremos algo característico da nossa história econômica, ou seja, o convívio com um ambiente de negócios carregado de incertezas, com baixo crescimento, imprevisível e instável.

Este momento exige de todos um esforço enorme, uma capacidade de malabarista, um poder de criatividade e inovação gigantesco para assegurar a sobrevivência das empresas e dos empregos, além dessas características, é necessário ter poder de flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças e identificar as oportunidades.

Este momento, que já vem acontecendo de um tempo para cá, requer das empresas uma estruturação de ações estratégicas de crescimento que incluem criatividade, inovação, avaliação, relacionamento próximo aos clientes e colaboradores, produtos e/ou serviços de excelente qualidade, com preços justos, além de trazer no “pacote”, cuidados e respeito à natureza, algo que vem sendo um diferencial para os clientes, antes de adquirir algo das empresas, outro diferencial essencial neste recomeço, que tem a ver com o relacionamento, é a experiência que sua marca, sua empresa irá oferecer aos seus clientes e colaboradores. Desta forma, algo é certo, sem diferenciais competitivos, que surpreendam os clientes, que cause aquele sentimento de “UAU”, que o façam se transformar em fãs das empresas, as mesmas estarão com os dias contados, pois não haverá motivos para existir.

Portanto, se você e a sua empresa quiserem terminar bem o ano de 2021, e saírem vitoriosos não somente no ano de 2022, mas também nos próximos anos, é necessário arregaçar as mangas, montar uma equipe forte, ter a melhor tecnologia e as melhores ferramentas de gestão e análise, que as vezes, não é necessariamente a mais cara, mas aquela que funcione para a sua empresa e para os seus clientes e colaboradores, fazer um grande, agressivo e diferenciado planejamento estratégico, estar próximo dos clientes e oferecer as melhores e memoráveis experiências.

E então, estão preparados para este novo desafio? Estão prontos para o recomeço? A sua empresa e os seus colaboradores estão preparados para as mudanças necessárias? Todos motivados? A luta é enorme, mas nada impossível. Como disse Charles Darwin: “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais espertas, mas aquelas que melhor se adaptam às mudanças”.

Vamos juntos mudar o jogo e fazer a diferença na vida de todos? Conto com você.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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