Essa é a pergunta que não quer calar, e que todos os empresários estão se fazendo. Depois de quase um ano e meio de uma pandemia que deixou muitas marcas negativas no mundo, nas empresas e nas pessoas, aos poucos começamos a voltar a vida normal, e as expectativas aumentam, afinal, neste período, muitas empresas tiveram que se reinventar, outras sobreviveram, mas tiveram que demitir muitos profissionais, já outras faliram ou fecharam as portas, antes que o pior acontecesse.
Porém, neste recomeço, estamos com um país passando por uma instabilidade política e econômica, os preços aumentando cada vez mais, o desemprego alto, os juros crescendo. Sendo assim, muitos estão preocupados com o que virá pela frente daqui a alguns dias, ou seja, em 2022, onde enfrentaremos algo característico da nossa história econômica, ou seja, o convívio com um ambiente de negócios carregado de incertezas, com baixo crescimento, imprevisível e instável.
Este momento exige de todos um esforço enorme, uma capacidade de malabarista, um poder de criatividade e inovação gigantesco para assegurar a sobrevivência das empresas e dos empregos, além dessas características, é necessário ter poder de flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças e identificar as oportunidades.
Este momento, que já vem acontecendo de um tempo para cá, requer das empresas uma estruturação de ações estratégicas de crescimento que incluem criatividade, inovação, avaliação, relacionamento próximo aos clientes e colaboradores, produtos e/ou serviços de excelente qualidade, com preços justos, além de trazer no “pacote”, cuidados e respeito à natureza, algo que vem sendo um diferencial para os clientes, antes de adquirir algo das empresas, outro diferencial essencial neste recomeço, que tem a ver com o relacionamento, é a experiência que sua marca, sua empresa irá oferecer aos seus clientes e colaboradores. Desta forma, algo é certo, sem diferenciais competitivos, que surpreendam os clientes, que cause aquele sentimento de “UAU”, que o façam se transformar em fãs das empresas, as mesmas estarão com os dias contados, pois não haverá motivos para existir.
Portanto, se você e a sua empresa quiserem terminar bem o ano de 2021, e saírem vitoriosos não somente no ano de 2022, mas também nos próximos anos, é necessário arregaçar as mangas, montar uma equipe forte, ter a melhor tecnologia e as melhores ferramentas de gestão e análise, que as vezes, não é necessariamente a mais cara, mas aquela que funcione para a sua empresa e para os seus clientes e colaboradores, fazer um grande, agressivo e diferenciado planejamento estratégico, estar próximo dos clientes e oferecer as melhores e memoráveis experiências.
E então, estão preparados para este novo desafio? Estão prontos para o recomeço? A sua empresa e os seus colaboradores estão preparados para as mudanças necessárias? Todos motivados? A luta é enorme, mas nada impossível. Como disse Charles Darwin: “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais espertas, mas aquelas que melhor se adaptam às mudanças”.
Vamos juntos mudar o jogo e fazer a diferença na vida de todos? Conto com você.
Um Grande Abraço a Todos!
Vamos em Frente!
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