Cliente, o Melhor Consultor para a sua Empresa

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Não é que as empresas não devam procurar consultorias especializadas para melhorar sua forma de trabalho e a sua participação no mercado, mas o melhor consultor para uma empresa é sem dúvida o cliente.

Pare o que você está fazendo por alguns minutos e olhe para a sua empresa como se fosse um cliente, neste momento procure nela respostas para algumas perguntas que a grande maioria dos clientes fazem no dia a dia, mas seja sincero nas respostas, afinal, agora você é o cliente.

Por que eu sou cliente da empresa? O que me faria deixar esta empresa? Por que ainda não sou cliente desta empresa? O que me faria tornar-se cliente desta empresa?

Através destas perguntas, você terá respostas que identificam as vantagens da sua empresa e os diferenciais competitivos, respostas que farão você reconhecer as principais fraquezas, e também respostas que vão trazer soluções para os problemas levantados. Todas essas avaliações são fundamentais para se rever conceitos e estratégias, encorajar mudanças, criar oportunidades e entender as necessidades dos clientes

Desta forma, quando o cliente faz uma reclamação, você deve encarar isso como um grande presente, pois ele está prestando para sua empresa uma consultoria gratuita. Neste momento por exemplo, ele está dizendo para você em outras palavras o seguinte: “gosto da sua empresa, do seu produto e/ou serviço, mas o seu atendimento deixou a desejar quando me deixou esperando por um longo tempo e depois desligou o telefone sem me dar a resposta”.

Infelizmente muitas empresas enxergam a reclamação como um problema, um incômodo ou algo que vai deixar a empresa e maus lençóis perante o mercado. Os líderes precisam ter sabedoria para enxergar a reclamação como um presente valioso, dado por alguém que gosta da sua empresa e está preocupado com a melhora dela.

Quando um cliente reclama é porque ele ainda acredita na empresa e na possibilidade de solução. Fiquem preocupados com aquele cliente mudo, o que não reclama, não fala nada, pois este vai embora e não volta, pior, nem te disse porque foi embora, não dando a sua empresa uma segunda chance e nem a oportunidade de melhorar.

Sua empresa dá ouvidos aos clientes consultores? Você também critica clientes que reclamam? Você prefere o cliente que reclama ou o cliente mudo?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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