Cliente, o Melhor Consultor para a sua Empresa
Não é que as empresas não devam procurar consultorias especializadas para melhorar sua forma de trabalho e a sua participação no mercado, mas o melhor consultor para uma empresa é sem dúvida o cliente.
Pare o que você está fazendo por alguns minutos e olhe para a sua empresa como se fosse um cliente, neste momento procure nela respostas para algumas perguntas que a grande maioria dos clientes fazem no dia a dia, mas seja sincero nas respostas, afinal, agora você é o cliente.
Por que eu sou cliente da empresa? O que me faria deixar esta empresa? Por que ainda não sou cliente desta empresa? O que me faria tornar-se cliente desta empresa?
Através destas perguntas, você terá respostas que identificam as vantagens da sua empresa e os diferenciais competitivos, respostas que farão você reconhecer as principais fraquezas, e também respostas que vão trazer soluções para os problemas levantados. Todas essas avaliações são fundamentais para se rever conceitos e estratégias, encorajar mudanças, criar oportunidades e entender as necessidades dos clientes
Desta forma, quando o cliente faz uma reclamação, você deve encarar isso como um grande presente, pois ele está prestando para sua empresa uma consultoria gratuita. Neste momento por exemplo, ele está dizendo para você em outras palavras o seguinte: “gosto da sua empresa, do seu produto e/ou serviço, mas o seu atendimento deixou a desejar quando me deixou esperando por um longo tempo e depois desligou o telefone sem me dar a resposta”.
Infelizmente muitas empresas enxergam a reclamação como um problema, um incômodo ou algo que vai deixar a empresa e maus lençóis perante o mercado. Os líderes precisam ter sabedoria para enxergar a reclamação como um presente valioso, dado por alguém que gosta da sua empresa e está preocupado com a melhora dela.
Quando um cliente reclama é porque ele ainda acredita na empresa e na possibilidade de solução. Fiquem preocupados com aquele cliente mudo, o que não reclama, não fala nada, pois este vai embora e não volta, pior, nem te disse porque foi embora, não dando a sua empresa uma segunda chance e nem a oportunidade de melhorar.
Sua empresa dá ouvidos aos clientes consultores? Você também critica clientes que reclamam? Você prefere o cliente que reclama ou o cliente mudo?
Um grande abraço a todos!
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